Um grupo de hackers encontrou uma falha de segurança no WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo, e instalou um spyware em celulares, informou a empresa.

A vulnerabilidade – informada primeiro pelo Financial Times, e reparada na última atualização do WhatsApp – permitiu aos hackers inserir um programa malicioso nos telefones, mediante chamada telefônica aos aparelhos em questão através do aplicativo, que é utilizando por cerca de 1,5 bilhão de pessoas.

Segundo o Financial Times, que cita um distribuidor de spyware, a ferramenta foi desenvolvida por uma empresa obscura com sede em Israel chamada NSO Group, acusada de ajudar governos do Oriente Médio e até o México a espionar ativistas e jornalistas.

Passo a passo para atualizar o app e corrigir a falha (segundo o site G1)

Entre no Google Play Store, no caso do Android, ou na Apple Store, no caso do iOS (iPhone);
Use a busca para procurar o aplicativo do WhatsApp e clique em atualizar;
Clique no aplicativo e verifique se o número da sua versão é igual às mais seguras divulgadas pela empresa (veja abaixo)


Observação: se você fizer os passos acima e não encontrar a opção de atualizar é porque seu aparelho pode estar configurado para atualização automática de aplicativos e já realizou o download da nova versão.

Segundo um comunicado divulgado no Facebook, a brecha de segurança afeta as versões do app anteriores a estas:

WhatsApp para Android v2.19.134;
WhatsApp Business para Android v2.19.44;
WhatsApp para iOS v2.19.51;
WhatsApp Business para iOS v2.19.51;
WhatsApp para Windows Phone v2.18.348;
WhatsApp para Tizen v2.18.15.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.