PÁSCOA: VIVER A COMENSALIDADE.

A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa ressurreição, vida nova. Os cristãos comemoram a Páscoa como vida nova. No entanto, o significado da festividade é diferente no cristianismo, nela celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a bíblia, teria ocorrido três dias depois da sua crucificação.

Ela é a principal festa do ano litúrgico cristão e, provavelmente surgiu nos primeiros anos do cristianismo. O domingo de Páscoa ganha um destaque, já que neste dia se festeja uma vida nova, uma ressurreição.

A Páscoa cristã é antecedida pela Quaresma, período de muita reflexão, jejum e penitência. Mas, através dessa reflexão gostaria de deixar o meu olhar sobre a Páscoa. Que essa simbologia cristã, possa ser uma ressurreição de alegria, de vida plena, de amor, de amizade, de sonhos, de reviver valores e hábitos perdidos no cotidiano.

Dentre eles, a comensalidade, que no entendimento de um grande filósofo brasileiro Leonardo Boff. significa comer e beber juntos ao redor da mesma mesa. Então, podemos fazer da mesa nesta Pascoa, a continuidade das relações que sustentam a família e a amizade. A mesa nos remete a uma experiência existencial e a um rito.

Ela representa o lugar privilegiado dos membros de uma família, da comunhão e da irmandade. Nela partilha-se o alimento e junto com ele, comunica-se a alegria de se encontrar, o bem-estar sem disfarces, a comunhão direta que se traduz sem cerimônia, os comentários dos fatos cotidianos, enfim os momentos especiais, de festa ou de aniversário.

Que nessa Pascoa, a comensalidade seja o ponto de convergência da família, de troca de experiências, de alegrias e de respeito. Uma feliz Páscoa para você e toda sua família.


Marilia Vilardi Mazeto
em especial para o Jornal do Ônibus de Marília.  

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.