O SINCOMÉRCIO de Marília que é filiada á Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo ( FecomercioSP ) e, que cobra do Governo do Estado o detalhamento do Plano São Paulo e da metodologia que vem sendo utilizada para medir o deslocamento dos cidadãos durante a quarentena também tem a sua posição de inconformidade com as medidas que estão penalizando os comerciantes e seus colaboradores.

A conceituada entidade que atua como a principal representação sindical paulista dos setores de comércio e serviços e é Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representando um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 136 sindicatos patronais que respondem por 30% do PIB paulista – cerca de 10% do PIB brasileiro – gerando em torno de 10 milhões de empregos demonstra uma preocupação muita grande com a atual conjuntura econômica e suas consequências.

O presidente Pedro Pavão tenta se mobilizar no sentido de acionar juridicamente o Governador do estado objetivando a reabertura do já penalizado comércio de Marília. ” É difícil em uma hora dessas a gente mensurar em números quantas CNPJ’s estão sendo encerrados e quantos portas de emprego estão sendo fechadas. O prejuízo é muito grande, mas, mesmo assim estamos tentando de todas as formas defender os interesses de nossos comerciantes”, declarou Pedro Pavão.

Até o fechamento desta edição o mesmo ainda aguardava um documento oficial da prefeitura informando detalhes técnicos que não foram colocadas nas ações perdidas no TJ e no STF para tentar reverter a situação. A solicitação foi feita no dia 14. ” Nosso departamento jurídico já está com tudo pronto faltando apenas o documento oficial da prefeitura para entrarmos com uma ação que possa reverter essa decisão que sacrifica patrões e empregados de nossa cidade que, ao que me consta, e, de acordo com as dados que são repassados poderia estar com a reabertura do comércio flexibilizada”, comentou.

Confira com exclusividade a íntegra do documento enviado a administração municipal, através da secretaria da saúde no dia de ontem, quinta feira (14).

Ilmo Sr
Cássio Luiz Pinto Júnior
D.D. Secretário Municipal de Saúde na Prefeitura de Marília

Senhor secretário

  • Considerando a epidemia de coronavírus e a atenção ao controle da Covid-19 em todo o Estado;
  • Considerando as informações oficiais e extraoficiais sobre o baixo impacto da epidemia na cidade de Marília;
  • Considerando os esforços desta entidade e outros representantes da empresas na cidade para discutir medidas de flexibilização da quarentena junto ao Governo do Estado, Poder Judiciário e outras instâncias de representação coletiva no Estado;

O Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marília e Região solicita a atenção de Vossa Senhoria para fornecimento de documento oficial com as informações listadas abaixo:

1 – Lista do número total de vagas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) oferecidas e a serem criadas em situação de emergência na cidade de Marília

2 – Lista das vagas de internação para enfermaria destinada a adultos e pediátrica na cidade de Marília

3 – Taxa de ocupação destas vagas nesta data

4 – Número oficial de casos confirmados, descartados e pacientes já considerados curados nesta data

5 – Indicação a seu critério das principais medidas sanitárias e de controle e prevenção já adotadas

Atenciosamente

Pedro Pavão
Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marília e Região

Marília, em 14 de maio de 2020

Logo na sequência, nossa reportagem dentro do principio da prática de um jornalismo imparcial, manteve contato com o Secretário da Saúde, Cássio L. Pinto que, prontamente nos atendeu e esclareceu; “Em nenhum momento deixamos de atender o Presidente do Sincomércio, tanto é que, ontem quando ele me ligou, na mesma hora desligando o celular já enviei via WhattsApp todas as informações. O problema que acho que ele queria um papel timbrado da secretaria ou da prefeitura e não havia tempo para isso”, declarou.

Conhecido pela sua maneira sempre transparente e maleável de administrar as secretarias por onde passou seja nesta ou na gestão anterior, Cassinho como é popularmente chamado, aproveitou para parabenizar a iniciativa do Presidente Pedro Pavão; ” Mas, é disso que nós precisamos, ou seja, de todos lutando pela mesma causa. Costumo sempre dizer que cabeça de juiz e bunda de bebê é sempre uma surpresa. A prefeitura não conseguiu no TJ e nem no STF, a ACIM também tentou e agora o SINCOMÉRCIO, quem sabe a gente não consegue ?”, comentou.

O secretário fez questão de nos enviar o print em que enviou as informações solicitadas de imediato, porém sem constar em um papel timbrado por falta de tempo. ” Das 08hs da manhã até às 19Hs participo de diversos reuniões seja presencialmente ou por videoconferência. O Ganha tempo esta fechado. Então não foi má vontade, mas, realmente um desencontro devido ao tempo, porém as informações foram enviadas, só não foram impressas em papel timbrado”, ressaltou.

Confira abaixo as informações enviadas via WhattsApp pelo secretário para o SINCOMÉRCIO-Marília;

Ainda segundo o secretário, a resposta foi enviada 10 dez minutos após o primeiro contato no dia de ontem. Em anexo também seguiu um planilha completa de monitoramento do Covid-19 em todas as unidades de saúde realizadas no dia 11 às 14Hs.

Infelizmente, ao nosso ver, um desencontro de informações ou mera formalidades que muitas vezes acabam por travar um processo ou provocar uma tensão no clima já incendiado que reina em todos os lugares desde o inicio desta quarentena.

O SINCOMÉRCIO que nos próximos dias estará oficialmente iniciando as obras de construção da unidade do SESC de Marília. O lançamento oficial da obra em nossa cidade ocorreu em 20 de fevereiro no auditório do 2º andar da Prefeitura.

Na oportunidade participaram do evento o presidente do Sincomercio Marília Pedro Pavão, o Presidente da Câmara de Vereadores Marcos Santana Rezende, o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Mário Herrera e o vice-presidente da Fecomercio Ivo Dall’Acqua Junior. A arquiteta do projeto da unidade Cristina de Castro Melo apresentou os detalhes do projeto.

Localizada entre as ruas Pedro Serem e Antônio Galina, anexo ao Jardim Portal do Sol na Zona Sul, o Sesc Marília terá entre a área do terreno e área de preservação ambiental cerca de 104.139,36 m². Só de área construída coberta e descoberta terá 21.105,10 m².

A construção da unidade mariliense terá início nos próximos dias e tem previsão de término para o 1º semestre de 2023 com um orçamento de R$73.927.537,90.

A unidade contará com estrutura completa voltada ao entretenimento cultural, lazer, educação, saúde e na prática de atividades esportivas. A sede terá teatro, clínica odontológica, conjunto aquático com piscina semiolímpica, recreativa e infantil, ginásio, minicampo, quadra de areia, área de convivência e exposições, espaço de tecnologia e artes, biblioteca, turismo social, ginástica multifuncional, comedoria/lanchonete, entre outras atividades.

A obra será executada pela Citycon Engenharia e Construções LTDA e terá um prédio sustentável com aquecimento de água através de placas solares, sistema fotovoltaico de geração de energia, reuso de águas pluviais, estação de tratamento do esgoto, iluminação de LED e recuperação ambiental de área de preservação permanente.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.