O economista argentino Javier Milei, admirador de Trump e de Bolsonaro, foi eleito deputado federal por Buenos Aires, no último domingo (14). Javier lidera também uma frente conservadora chamada A Liberdade Avança, que ficou em terceiro lugar na capital.

Apelidado de “Bolsonaro argentino”, Javier é ferrenho defensor do liberalismo econômico, contrário ao aborto e a favor da liberação do porte de armas. O político também apresenta fortes críticas ao socialismo.

Embora A Liberdade Avança tenha ficado em terceiro lugar, com 17% dos votos da capital, o “pódio” das coalizões em Buenos Aires contou apenas com uma frente governista: a Frente de Todos, que obteve 25,1% dos votos. A que alcançou o maior número de votos foi a coalizão de oposição Juntos pela Mudança, com 47% dos votos.

Javier comemorou a vitória em uma tradicional casa de shows de Buenos Aires, onde chamou o presidente argentino Alberto Fernández de “tirano”.

De acordo com o jornal argentino Diario Clarín, o economista ainda teria dito: “[Sou] um leão e venho derrubar esse modelo da casta política”, em referência ao seu bordão “a casta tem medo”.

Presidente Alberto Fernández adota tom conciliador por governabilidade nos próximos anos após eleições parlamentares

Presidente argentino Alberto Fernández discursa para apoiadores da coalizão
 Frente de Todos

A coalizão Frente de Todos, do presidente argentino Alberto Fernández, perdeu a maioria no Senado e ficou sem o controle do Congresso, o que a obrigará a buscar o consenso com a oposição para alcançar a governabilidade nos próximos dois anos.

“Se os números forem confirmados, efetivamente o próprio quórum [metade mais um] estará perdido no Senado”, disse uma fonte oficial à AFP. O governo peronista, de centro-esquerda, passaria de 41 dos 72 senadores para apenas 35, segundo a contagem de mais de 95% dos votos.

Sob pressão para chegar a um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional, esta será a primeira vez que o peronismo não terá maioria no Senado desde a volta da democracia, em 1983.

Nesse contexto, em tom lento e conciliador, o presidente anunciou que se dirigirá em breve “aos representantes da vontade popular e das forças políticas que eles representam, para acordar uma agenda o mais compartilhada possível. Uma oposição responsável e aberta ao diálogo é uma oposição patriótica. Nosso povo precisa desse patriotismo”.

“Precisamos de uma relação frutífera entre o governo e o Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados e no Senado, para o interesse geral do nosso país”, frisou.

Grupos minoritários

As eleições deste domingo, com uma participação de mais de 71%, renovaram parcialmente as Câmaras de Deputados e Senadores, nas quais avançou a aliança de centro-direita Juntos, do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019), embora sem conseguir a maioria parlamentar.

Os dois grandes blocos são unidos por pequenas representações de forças provinciais, esquerda e liberais.

Macri, o principal nome da oposição, anunciou que “os próximos dois anos vão ser difíceis” e garantiu que sua coligação “vai agir com grande responsabilidade e ajudar para que a transição seja o mais ordenada possível“, antecipando as eleições presidenciais de 2023 .

María Eugenia Vidal, ex-governadora da província de Buenos Aires e agora eleita deputada pelo Juntos, comemorou o fato de que “a maioria dos argentinos, milhões de argentinos em todo o país, disse o suficiente”.

O consultor político Raúl Aragón previu a cooperação entre as forças: “Há uma tensão interna crescente dentro do Juntos, mas não serve à oposição não dialogar. Não serve a eles permanecerem antidemocráticos para o projeto presidencial de 2023, que é insustentável”.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.