Covid-19: Brasil tem 600 óbitos confirmados em 24h e Menina de 11 anos é um dos novos casos confirmados de Covid-19 em Marília.

O Ministério da Saúde atualizou, na noite desta terça-feira (5), os dados sobre a pandemia do novo coronavírus no país. Até o momento, são 7.921 óbitos registrados e 114.715 casos confirmados. A taxa de letalidade da doença é de 6,9%.

Em 24 horas, o número de óbitos confirmados chega a 600 em todo o Brasil. No entanto, como destacado por Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde, durante coletiva de imprensa, esse número não quer dizer que as fatalidades ocorreram de ontem pa As fatalidades estão concentradas nos estados de São Paulo (2.654), Rio de Janeiro (1.065) e Pernambuco (691).

Com os dados atuais, o Brasil registra mais mortes que a China, que possui oficialmente 4.643 óbitos em decorrência da Covid-19. 

Indígenas Sateré-Mawé falam por vídeo com um médico de São Paulo sobre os cuidados para evitar o coronavírus, na região de Sahu-Ape (a 80 quilômetros de Manaus), nesta terça-feira.

Líderes indígenas brasileiros pediram à Organização Mundial da Saúde (OMS) a criação de um fundo de emergência para ajudar a proteger suas comunidades da ameaça da pandemia.

As últimas notícias sobre o coronavírus pelo mundo.

O novo coronavírus já infectou mais de 3,6 milhões de pessoas em todo o mundo, um marco alcançado apenas cinco meses depois de ter surgido na cidade chinesa de Wuhan. O número de mortos pela Covid-19 superou a marca de 251 mil mundialmente. Mais de 1,1 milhão de pessoas se recuperaram da doença.

África beirando os 50.000 casos

O continente africano soma, desde o início da pandemia, 48.244 contágios e 1.851 mortos. Pelo menos 16.448 pessoas se recuperaram. Os países mais afetados são África do Sul, Marrocos, Argélia e Egito, todos com mais de 100 mortes registradas.

Portugal registra primeira morte abaixo dos 30 anos

A informação pode parecer alarmante, mas a situação segue controlada em Portugal. Foram 11 mortes e 178 casos confirmados de ontem para hoje, um aumento de 0,7% no total do país, que é de 1.074 falecidos e 25.702 infectados.

OMS recomenda que os países testem suspeitas de pneumonia do final de 2019

Os países que possuem amostras de pacientes com suspeita de pneumonia do final de 2019 devem testá-las para identificar possíveis casos de covid-19, anteriores mesmo a notificação da China sobre a nova doença, recomendou nesta terça-feira, um porta-voz da Organização Mundial da Saúde.

Reino Unido supera a Itália como o país europeu com mais mortes

O número de mortes por covid-19 no Reino Unido chegou a 32.000, o mais alto da Europa. O Escritório Nacional de Estatística informou nesta terça-feira que as mortes por coronavírus na Inglaterra e no País de Gales já atingem 29.648 pessoas, às quais devem ser adicionadas as mortes registradas na Escócia e na Irlanda do Norte, elevando o total para 32.313 (Reuters).

Na imagem, uma homenagem ao sistema nacional público de saúde da Inglaterra, o NHS, que serviu de base para o SUS

Boa notícia da Espanha: número de mortos fica abaixo de 200 pelo terceiro dia consecutivo

O número de mortes por coronavírus se estabiliza na Espanha: 185 nas últimas 24 horas. Os casos relatados aumentaram apenas 0,4%, apesar dos atrasos nos relatórios no fim de semana.

Mundo tem 251.898 mortos pela covid-19

Dados da Universidade Johns Hopkins mostram que  251.898  mortos já morreram pelos efeitos da covid-19 e quase 3,6 milhões foram infectadas. 

As autoridades de saúde chinesas informaram na terça-feiralocal  que existem 395 positivos confirmados para o coronavírus SARS-CoV-2 “ativos” no país asiático, dos quais 29 são pacientes que estão em estado grave, as taxas mais baixas desde janeiro passado.

As estatísticas caíram acentuadamente nas últimas 24 horas porque, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde, até a última meia-noite local, 87 pacientes receberam alta e mais quatro foram removidos do estado de gravidade.

O órgão oficial não relatou nenhuma morte nova; portanto, o número total de mortes por covid-19 permanece em 4.633, entre os 82.881 pacientes infectados diagnosticados oficialmente na China desde o início da pandemia e dos quais 77.853 superaram com sucesso a doença e receberam alta.

As células do vírus covid-19 ou vírus e bactérias da corona fecham ...

Os Estados Unidos registraram o menor número de mortos diário em um mês nesta segunda-feira. Nas últimas 24 horas, 1.015 pessoas morreram, elevando o número total de mortes para 68.922, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

A curva de contágio se estabilizou desde meados de abril nos Estados Unidos, mas um relatório interno do Centers for Disease Prevention and Fight, ao qual o The New York Times e o The Washington Post tiveram acesso, antecipa um surto de meados de maio. Este relatório prevê mais de 3.000 mortes e 200.000 novos casos do novo coronavírus todos os dias até 1º de junho, depois que alguns estados começaram a suspender suas medidas de contenção, informa a AFP.

Os Estados Unidos têm o maior número de casos registrados de covid-19 no mundo, com quase 1,2 milhão de pacientes. Até agora, 187.000 pessoas superaram a doença, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Com mais 197 óbitos, mortes por coronavírus chegam a 2.851 em SP; estado tem mais de 34 mil casos confirmados da doença

Tubos guardam amostras de sangue para testes de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. — Foto: Lakruwan Wanniarachchi / AFP

Novo número de casos representa um aumento de 5,8% em relação aos 32.187 anunciados na segunda-feira (4). No caso das mortes, o crescimento foi de 7,4% comparado ao dia anterior.

O número de mortes por coronavírus no estado de São Paulo subiu para 2.851 nesta terça-feira (5), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. No total, já são 34.053 casos confirmados da doença.

Nas últimas 24 horas, foram 197 novas mortes e 1.866 novos casos confirmados da doença nos municípios paulistas.

“Nós temos no estado de São Paulo 34.053 casos confirmados, 2.851 óbitos. Esse número de óbitos é aproximadamente 8% com relação ao número total de casos. O Brasil tem 105.222 casos, 7.228 óbitos, aqui em São Paulo, destes 34 [mil] nós tivemos novos caos de ontem pra hoje 1.866 casos, e dos óbitos de 2851, novos óbitos 197, que dá aproximadamente cerca de 5%.

O novo número de casos representa um aumento de 5,8% em relação aos 32.187 anunciados na segunda-feira (4). No caso das mortes, o crescimento foi de 7,4% em relação aos 2.654 óbitos do dia anterior.

Orientações sobre novo Coronavírus (2019 nCoV ) e suas possíveis ...

Taxa de ocupação de UTIs

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o índice de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) reservado para atendimento do coronavírus caiu nas últimas 24 horas na Grande São Paulo. Na segunda-feira (4) a taxa era de 88,8% e nesta terça-feira (5) é de 86,9%. No estado, o percentual de ocupação é de 68,9%.

De acordo com o secretário estadual de saúde, José Henrique Germann, a taxa de ocupação diminuiu, pois foram colocados novos leitos na Região Metropolitana de São Paulo.

“Nós colocamos novos leitos em toda a rede da região metropolitana, da Grande São Paulo, por isso que essa taxa de ocupação diminuiu um pouco. Isso nos mostra que ainda precisamos mais leitos, então temos para abertura de leitos em todo o estado ainda cerca de 1800 leitos, que faremos tão logo isso seja necessário e que todos os recursos estejam aqui, principalmente a questão do respirador. Os respiradores devem estar sendo entregues quinta-feira (7). Então, acredito que entre sexta-feira (8) e o final de semana a gente consiga ir abastecendo aquelas regiões da Grande São Paulo em primeiro lugar, pra abaixar ainda mais esse percentual de ocupação com os leitos novos que passam a integrar o sistema”, disse o secretário estadual de saúde, José Henrique Germann.

Nos hospitais do estado de São Paulo, 8.899 mil pacientes internados estão internados com confirmação ou suspeita de Covid-19. Destes, 3.451 estão em UTI e 5.448 em enfermaria.

Índice de isolamento social

O isolamento no estado de São Paulo caiu na segunda feia (4) e chegou a 47%, segundo dados divulgados pelo governo do estado nesta terça feira (5). No domingo (3), a taxa de isolamento no estado foi de 59%, segundo o governador, João Doria (PSDB).

Na capital paulista o isolamento foi um pouco superior e chegou a 48%. Os dados são contabilizados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, que analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social no combate à pandemia de coronavírus.

A notícia na queda do isolamento foi comentada pelo coordenador do Centro de Contingenciamento de Emergências para o Coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, nesta terça (5).

“Uma notícia agora extremamente preocupante. A média de isolamento no município de São Paulo foi de 48% [ontem]. A média do estado de SP foi 47%. Não é possível trabalhar com esse número”, disse Uip, que se mostrou preocupado que a queda no isolamento se reflita no aumento das internações por vítimas de Covid-19.

Segundo o médico, o isolamento necessário em São Paulo seria de 70%.

Radar regional com as últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Alerta: curados de Covid-19 podem ter graves consequências

Bauru chega a 132 casos confirmados de Covid-19

A prefeitura de Bauru (SP) informou no fim da tarde desta terça-feira (5) que foram confirmados nove novos casos de Covid-19. Com isso, a cidade que concentra a maior quantidade de casos do centro-oeste paulista chegou a 132 pessoas atingidas pela doença.

Boletim epidemiológico da prefeitura informa ainda que há na cidade 36 casos considerados suspeitos de Covid-19, à espera de confirmação por exames, e 67 pacientes que superaram a doença. Sete pessoas já morreram em Bauru por complicações da doença e um óbito segue em investigação.

Balanço Covid-19 Bauru

Santa Cruz do Rio Pardo confirma três novos casos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) informou nesta terça-feira (5) três novos caso positivo de Covid-19. Com isso, o município passa a contabilizar um total de 28 casos confirmados da doença. Segundo a prefeitura, dez pacientes estão internados na Santa Casa da cidade e os desses estão em isolamento domiciliar.

Anhembi confirma novo caso de Covid-19

A prefeitura de Anhembi (SP) informou nesta terça-feira (5) mais um novo caso positivo de Covid-19. Com isso, o município de cerca de 7 mil habitantes contabiliza agora três casos confirmados da doença. A cidade não possui pacientes com suspeita da doença.

Balanço Covid-19 Anhembi (SP)

Quatá confirma mais três casos positivos de Covid-19

A prefeitura de Quatá (SP) informou nesta terça-feira (5) mais três casos positivos confirmados por exames de Covid-19. Com isso, o município de cerca de 15 mil habitantes contabiliza nove casos confirmados da doença. Desses pacientes, dois morreram, um segue hospitalizado e seis foram curados. A cidade tem ainda mais dez pessoas com suspeita de Covid-19 aguardando resultado de exames.

Balanço Covid-19 em Quatá (SP)

Centro-oeste paulista tem 518 casos, sendo 33 mortes

As prefeituras divulgam diariamente o balanço. Confira:

  1. Bauru – 132 (7 óbitos)
  2. Botucatu – 77 (4 óbitos)
  3. Jaú – 36
  4. Santa Cruz do Rio Pardo – 28
  5. Lins – 26 (4 óbitos)
  6. Marília – 24 (1 óbito)
  7. Ourinhos – 24 (4 óbitos)
  8. Agudos – 19 (1 óbito)
  9. Assis – 17 (2 óbitos)
  10. São Manuel – 14 (1 óbito)
  11. Barra Bonita – 9 (1 óbito)
  12. Quatá – 9 (2 óbitos)
  13. Garça – 7
  14. Lençóis Paulista – 7 (1 óbito)
  15. Torrinha – 7
  16. Piratininga – 6
  17. Bocaina – 5
  18. Mineiros do Tietê – 5 (1 óbito)
  19. Areiópolis – 4
  20. Promissão – 4
  21. Tupã – 4 (1 óbito)
  22. Cândido Mota – 3
  23. Ibitinga – 3
  24. Ibirarema – 3
  25. Macatuba – 3
  26. Pratânia – 3
  27. Anhembi – 2
  28. Bariri – 2
  29. Borborema – 2
  30. Borebi – 2
  31. Guaimbê – 2
  32. Paulistânia – 2
  33. Pederneiras – 2 (1 óbito)
  34. Pedrinhas Paulista – 2 (1 óbito)
  35. Álvaro de Carvalho – 1 (óbito)
  36. Arealva – 1
  37. Avaí – 1
  38. Chavantes – 1
  39. Dois Córregos – 1
  40. Duartina – 1
  41. Igaraçu do Tietê – 1
  42. Itatinga – 1
  43. Palmital – 1
  44. Pirajuí – 1
  45. Quintana – 1
  46. Reginópolis – 1
  47. Tabatinga – 1
  48. Salto Grande – 1
  49. São Pedro do Turvo – 1
O DIÁRIO DE MIKA | Especial Coronavírus Covid-19 | Como proteger ...

Cidades de SP com pior adesão à quarentena serão automaticamente excluídas de reabertura

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) disse, no início da tarde desta segunda-feira (4), que cidades com piores índices de isolamento social serão automaticamente excluídas da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11 de maio.

A declaração foi feita após a leitura da lista de cidades que registraram piores índices de isolamento social no domingo (3), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

A taxa estadual foi de 59%, ligeiramente superior à registrada no domingo anterior, com 58%. No entanto, em alguns municípios do interior, o índice ficou abaixo de 45%.

Cidades da região estão na lista das piores taxas de isolamento no domingo (3):

  • Assis, 49%
  • Marília 48%
  • Bauru 46%

Menina de 11 anos é um dos novos casos confirmados de Covid-19 em Marília

Uma menina de 11 anos e um homem de 44 são os dois novos pacientes atingidos pela Covid-19 em Marília (SP), segundo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (5) pela prefeitura. Com isso, a cidade soma agora 24 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o boletim, a menina realizou exame no início do mês de março, com liberação do resultado nesta terça-feira. A paciente segue em isolamento domiciliar, sem sinais de agravamento, e com boa condição de saúde, informam as autoridades de saúde. O homem de 44 anos também está em isolamento domiciliar.

Segundo a prefeitura, há na cidade 34 casos suspeitos, aguardando confirmação por exames. Uma pessoa já morreu na cidade por complicações da doença e um óbito segue em investigação, à espera de exame.

Balanço Covid-19 em Marília (SP)

Vamos a íntegra do boletim divulgado no final da tarde de hoje:

A Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informa um novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade:

34 casos suspeitos (aguardando resultados)
11 internados (Apenas dois com coronavírus)
184 descartados
24 casos confirmados
1 óbito em investigação
1 óbito confirmado
15 casos curados

NOVOS CASOS CONFIRMADOS:

  • Homem, 44 anos, reside em Marília e trabalha em São Paulo. Mantém isolamento domiciliar.
  • Mulher, 11 anos, realizou exame no início do mês de março, com liberação na data de hoje (05). Mantém em isolamento domiciliar. Sem sinais de agravamento e com boa condição de saúde.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.