Após matéria publicada no final da manhã de hoje com exclusividade pelo JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA, sobre um caso positivo para Covid-19 no prédio da própria secretária, várias foram as ligações em nossa redação para confirmar a denuncia do servidor R.C.C ( fictício ) que nos procurou na manhã de hoje, sábado (30 ).

Conforme relatamos na matéria, e, como tradição de nossa linha jornalística antes da publicação, entramos em contato via WhattsApp com o secretário Cássio Luis Pinto para que pudesse se manifestar a respeito. Passados pouco mais de 50 minutos e, diante de verificarmos a visualização sem manifestar a resposta, acabamos por publicar a matéria, porém, com o espaço reservado para sua manifestação a respeito dos assuntos pautados.

No inicio da tarde, o mesmo entrou em contato com nossa redação e dentro do seu direito democrático e constitucional estamos registrando as respostas enviadas pelo mesmo aos nossos questionamentos. Convém acrescentar que, o mesmo justificou não ter respondido a tempo, por estar em uma agenda com uma igreja evangélica recebendo doação de máscaras.

No que diz respeito as perguntas que lhe foram enviadas, o secretário respondeu paulatinamente uma a uma conforme a ordem que lhe formuladas. Confira ;

1-) JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA : Sobre a denuncia da existência de uma caso positivo de Covid-19 no próprio prédio da secretaria.

SECRETÁRIO CÁSSIO L. PINTO : Tivemos um caso confirmado, imediatamente a servidora foi afastada para quarentena domiciliar, todas demais servidoras que trabalham juntas foram testadas através de sorologia e resultado NEGATIVO de todas elas. O ambiente de trabalho da servidora que testou positivo passou por desinfecção.

2-) JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA : Sobre a existência de casos na Unidade da UBS Cascata e no Bco de Leite.

SECRETÁRIO CÁSSIO L. PINTO : Assim como em qualquer residência, comércio ou indústria, os ambientes de trabalho de órgãos públicos não estão imunes a ter pessoas testadas positivas. Todo protocolo quando isso ocorre é seguido, como por exemplo, afastamento do servidor, monitoramento e testagem de todos comunicantes, ambiente passa por processo de sanitização e o órgão é liberado para voltar a atividade normal pela vigilância sanitária.

3-) JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA : No que diz respeito a falta de segurança no trabalho e a sobrecarga de horário, ele comentou;

SECRETÁRIO CÁSSIO L. PINTO : Se a população e servidores seguirem as regras comportamentais de segurança em tempo de pandemia, terão menor probabilidade de contrair o COVID19. Em nosso prédio é proibido entrar ou circular sem máscaras ou anteparos faciais, os quais agora são obrigatórios pelo decreto estadual. Os órgãos públicos ligados ao setor de saúde, são obrigados a fornecer os EPIs as equipes que trabalham diretamente no atendimento e estão expostas diretamente ao risco de contaminação. Todos estamos obrigados a ter o anteparo facial para sair a rua e entrar em qualquer lugar, desta forma temos que ter a mascara como se fosse uma peça de roupa própria, reservando os EPIs àqueles que somos obrigados o fornecimento. Sobre sobrecarga de trabalho, nada de irregular ou que coloque em risco por trabalhar pelo tempo que o servidor foi contratado. A Saúde, neste momento é essencial e óbvio, que não tenha a flexibilidade de demais secretarias. Principalmente por termos um número considerável de servidores afastados por pertencerem a grupo de risco.

4-) JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA : Já sobre a reclamação do servidor sobre uma agenda para o diálogo que possa viabilizar a implantação de dois turnos e outros assuntos relativos a segurança dos servidores, ele declarou;

SECRETÁRIO CÁSSIO L. PINTO : Não tenho nenhuma pendência em minha agenda de servidores que me procuram. Pelo contrário, no dia de hoje antes de sair para uma agenda externa, onde recebemos 1500 mascaras “caseiras” oferecidas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, atendi por fone ou whats a muitos deles. Assim como no Desenvolvimento Econômico e na Administração, secretarias por onde passei, trabalho de porta aberta e atendo a todos que me procuram. Infelizmente algumas pessoas que não tem segurança de expor seus pleitos preferem se manifestar através da mídia, dizendo que não conseguem acesso. Trabalho de porta aberta mas isso não significa que conseguiremos atender determinados pleitos neste momento que vivemos.

OS CASOS NO SETOR DE FISCALIZAÇÃO

Para acrescentar, já que o assunto era o Covid-19 e os servidores públicos municipais, o secretário esclareceu sobre os casos divulgado do setor de fiscalização na prefeitura; ” Tivemos um caso positivo na fiscalização de rendas e igualmente, todos testados NEGATIVOS e ambiente passou por sanitização e após foi liberado. Todos os protocolos do Ministério da Saúde pela Vigilância Epidemiológica vem sendo seguidos, com afastamento dos sintomáticos, testagem dos comunicantes, limpeza e desinfecção do local”, finalizou o mesmo.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.