O Governador João Doria afirmou nesta segunda-feira(25), que vai prorrogar a quarenta no estado de São Paulo a partir do dia 1 º de junho. A informação foi divulgada pelo tucano durante entrevista à Globo News.

De acordo com o governador a quarentena será inteligente e vai funcionar de forma heterogênea no estado. “Teremos uma nova quarentena, não é imaginável que não tenhamos uma nova quarentena, mas ela vai ser inteligente”, garantiu.

João Doria

Ainda segundo o governador, as medidas serão tomadas de acordo com a situação do Covid-19 de cada região do estado.

A quarentena atual está prevista para terminar no dia 31 de maio. Os detalhes do novo sistema adotado pelo governo devem ser anunciados no dia 27 de maio, durante uma coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Conforme o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA já havia antecipado em matéria a respeito do assunto, a região oeste do estado, que tem menos densidade populacional e tem se mostrado menos afetada pelo vírus até o momento deve ser a primeira a retomar atividades econômicas, como informou Henrique Meirelles, secretário da Fazenda do estado. A região metropolitana, no entanto, ainda é o epicentro da crise no estado, então a restrição deve continuar rígida por mais algum tempo.

O estado de São Paulo conta com um grupo econômico que planeja as etapas de reabertura, mas ele funciona sob o Centro de Contingência do Coronavírus, composto primariamente por infectologistas e que pode determinar quando é ou não seguro colocar os planos em prática.

Esse grupo econômico já definiu algumas prioridades para reabertura quando ela for uma possibilidade. O plano apresentado ao governo prevê a liberação dos prestadores de serviços e vendedores ambulantes, por exemplo. Ele também será responsável por definir novas normas de saúde para que a retomada das atividades possa ser feita de forma segura.

Outro fator importante foi a pressão dos comerciantes de Marília juntamente com ações e mobilizações da ACIM ( Associação Comercial e Industrial de Marília ) e do SINDCOMÉRCIO ( Sindicato do Comércio Varejista ).

Vale lembrar que, um grupo de mais de 200 comerciantes já estavam se organizando para efetuar a reabertura de suas respectivas lojas independente da decisão do governador, em um ato de se tentar salvar o emprego de pelo menos 10 mil comerciários. Na quarta feira (27 ) portanto, o governador deverá anunciar como será realizada a flexibilização em Marília e quais serão as restrições. Resta agora aguardar.

DIRETO DA REDAÇÃO.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.