Na avaliação de economistas, as perdas em diferentes culturas vão elevar o preço dos alimentos e afetar até o índice de inflação

Agricultores relatam perdas com o registro das geadas ocorridas na manhã de ontem, quinta-feira (29) e também desta sexta feira (30). O frio intenso decorre da massa de ar polar que chegou ao país nesta semana, derrubando temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na avaliação de economistas, as perdas em diferentes culturas vão elevar o preço dos alimentos e afetar até o índice de inflação.

A XP calculou que as geadas desta semana podem impactar a inflação este ano em 0,1 ponto percentual. Com isso, o IPCA, índice oficial de preços, pode ultrapassar 7% em 2021. A projeção consta em nota divulgada nesta quinta-feira.

Os analistas da XP já tinham elevado as projeções para a alta dos preços de alimentação no domicílio no mês de julho devido às geadas que já tinham sido registradas em várias cidades das regiões Sul e Sudeste. Diante da nova onda de frio -e de preços mais altos que vão impactar até proteínas animais-, o cenário é de aumento mais forte.

“Em 2021, a projeção de IPCA em 6,7% tem riscos assimétricos para cima. Com geadas e reabertura da economia no radar, a inflação pode ficar acima de 7% no ano”, diz o relatório.

O texto também destaca que “as culturas mais impactadas com a queda na temperatura são o café, as hortaliças e as frutas. Com diminuição da oferta, os preços tendem a subir e esse repasse costuma ser rápido”.

O relatório diz ainda que o frio intenso agravou um cenário que já era desafiador para o agricultor, uma vez que a estiagem severa impactou fortemente preços de grãos, cana-de-açúcar, café e cítricos. Além disso, as proteínas animais também têm os preços altos.

Um dos maiores maiores rebanhos bovinos do estado de São Paulo fica justamente na cidade de Marília, e, 70% das terras agricultáveis no município possuem pastagens. Devido ao ocorrido, a previsão dos técnicos é de que irá faltar pastagem, o que acabará afetando tanto o gado de corte quanto de leite.

A situação preocupa porque a região já teve outra geada neste mês. Ou seja, a nova onda de frio veio para agravar o quadro.

A geada pode provocar prejuízos em plantações diversas. O tamanho de eventuais perdas depende da intensidade do fenômeno e do estágio em que se encontram as lavouras.

Em linhas gerais, a geada é caracterizada pela formação de camadas finas de gelo sobre superfícies, incluindo plantas. Para sua formação, é necessária uma combinação de fatores.

Essa combinação inclui temperatura baixa (perto de 0ºC), céu aberto e ventos calmos, segundo os meteorologistas Wallace Figueiredo Menezes, professor do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Naiane Araujo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Com as ameaças do clima à produção de alimentos e o aumento da energia elétrica, há risco de o país fechar o ano de 2021 com inflação acima de 7% no acumulado, diz o economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). “É um risco que não é tão pequeno. É grande”, afirma o pesquisador.

O aumento da conta de luz está relacionado à crise hídrica, que eleva os custos de geração de energia no país. O economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito, também revisou nesta semana a projeção para o IPCA em 2021.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.