Tendo em conta as cotações mais recentes, os aumentos podem chegar aos 15 cêntimos por litro no caso do gasóleo e aos oito cêntimos por litro no caso da gasolina.

Se precisa de abastecer, o melhor é aproveitar os próximos dias para ir a um posto de abastecimento, já que é previsível que os preços voltem a aumentar no arranque da próxima semana.

Tendo em conta as cotações mais recentes, os aumentos podem chegar aos 15 cêntimos por litro no caso do gasóleo e aos oito cêntimos por litro no caso da gasolina, de acordo com a SIC Notícias, que cita fonte do setor. 

Caso se confirmem, estes aumentos vêm no seguimento da valorização do barril do Brent, que serve de referência às importações nacionais, ao longo desta semana. A matéria-prima está acima dos 120 dólares novamente.

A cotação do crude voltou a registar uma acentuada subida depois de se saber que os stocks de petróleo dos EUA desceram na semana passada, segundo o Singular Bank, mas também com as perspetivas de novas sanções contra o petróleo russo e os desgastes em um terminal de exportação petrolífera russo. 

Por cá, recorde-se, os preços dos combustíveis baixaram no início desta semana, tendo sido a primeira redução desde o início do ano. As previsões apontavam para descidas de 17 cêntimos por litro no caso do gasóleo e de 13 cêntimos por litro no caso da gasolina. 

Contudo, as descidas foram menos pronunciadas face ao estimado : A gasolina simples 95 baixou, em média, 11 cêntimos por litro, ao passo que o gasóleo ficou mais barato 14 cêntimos por litro. Apesar da descida dos preços, o Governo decidiu manter a redução das taxas do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

A previsível redução do preço por litro “deveria resultar numa redução da receita do IVA que conduziria a um ajustamento das taxas unitárias do ISP em 2,6 cêntimos, no caso do gasóleo, e 2 cêntimos no caso da gasolina”, tendo em conta o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias, que entrou em vigor na semana passada.

No entanto, e perante a “incerteza da evolução da conjuntura”, bem como a expectativa de respostas coordenadas a nível europeu, o Governo decidiu que esta semana “não será feita a correspondente atualização de ISP”.

Desta forma, durante esta semana, manteve-se o desconto temporário do ISP de 3,4 cêntimos no litro de gasóleo (valor que incorpora a redução de 2,4 cêntimos no ISP que resultou da subida dos preços em 16 cêntimos por litro no início deste semana e a redução em 1 cêntimo que vigora desde outubro) e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina (redução de 1,7 cêntimos no ISP aplicados no início desta semana e a redução em 2 cêntimos que vigora desde outubro).

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.