Enquanto a principal preocupação é o Covid-19 ( novo coronavírus), por fora, apesar da queda na temperatura, o mosquito da dengue corre por fora e tenta passar desapercebido. Os números de casos já preocupam as autoridades e desperta a todos para a prevenção. Pelo menos 115 resultados foram recebidos pela pasta entre os dias 15 e 22 de maio, mas, segundo a secretaria, seriam referentes a outros períodos do ano.

Até a última sexta-feira (22), Marília registrava um total de 1.220 casos positivos de dengue no ano. Apesar do cenário de epidemia, proporcionalmente a doença evolui em Marília neste ano com menor velocidade que em 2019. Até meados de maio do ano passado, o município já somava 2.093 diagnósticos positivos da doença e, nada se compara ao trágico ano de 2015 onde muitas vidas foram ceifadas.

Estes 115 casos, divulgados de uma semana para outra, seriam reflexo do represamento de análises em laboratório. A contenção dos exames prejudica ao trabalho de controle, uma vez que, sem o dado confirmado com brevidade, as ações de bloqueio podem ser comprometidas.

Pelo mapeamento de casos, a tendência desde o início do ano, a transmissão está mais evidente nas regiões Oeste e Sul da cidade. Se faz necessário uma maior conscientização da população para as medidas preventivas, afinal a dengue comprovadamente mata.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.