Com um numero pendente de quase 30% para se atingir com êxito a vacinação contra gripe, a cidade de Marília registrou o primeiro óbito de um paciente contaminado pelo vírus H1N1. O homem de 39 anos não estava no grupo de risco atingido pela Campanha de Vacinação contra Gripe. Ele veio a óbito no dia 11 de abril, mas, a notificação foi realizada somente no dia 17 do mesmo mês.

O caso ganha repercussão nos principais veículos de comunicação na cidade no dia hoje, justamente às portas da entrada de um forte frente fria chegando ao estado. O alarme acaba automaticamente provocando uma correria de última hora às unidades de saúde, em razão de estarmos no últimos dias da campanha.

Prevenção

Até 31 de maio, ocorrerá a Campanha Nacional de Vacina contra a Influenza. A iniciativa do Ministério da Saúde pretende imunizar 58,6 milhões de pessoas em todo o país, incluindo gestantes e crianças. O órgão alerta para o cuidado e a intensificação das medidas que evitam a transmissão da gripe e outras doenças respiratórias.

Entre as orientações estão: lavar e higienizar frequentemente as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar as mucosas dos olhos, do nariz e da boca; manter os ambientes ventilados; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.