Agora é oficial: a 96ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre foi adiada para o dia 11 de julho de 2021, ano em que haverá duas edições da mais tradicional prova pedestre do Brasil; a 97ª será disputada em 31 de dezembro de 2021. Por causa da pandemia de covid-19, 2020 é o primeiro ano sem que ocorra a São Silvestre, realizada sem interrupções de 1925 a 2019 em 31/12.

A organização do evento, liderada pela Fundação Cásper Líbero, diz que, com a mudança, objetiva “maior segurança dos inscritos, colaboradores, fornecedores e público em geral”. As inscrições não chegaram a ser abertas.

“A comissão organizadora teve entendimentos com a Secretaria Municipal da Casa Civil [da cidade de São Paulo]. A decisão pela transferência leva em consideração a instabilidade do cenário atual, em que os decretos de quarentena estão sendo postergados, não havendo ainda uma definição de retorno das corridas de rua deste porte até o mês de dezembro”, diz comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira, dia 22 de setembro de 2020.

Em breve, o comitê organizador divulgará novas informações pelo site oficial do evento, que em 2019 contou com 35 mil inscritos, número que não poderia se repetir em 2020, já que, por causa da pandemia do novo coronavírus, aglomerações precisam ser evitadas.

Cogitou-se uma versão virtual da São Silvestre, e a Fundação Cásper Líbero nem sequer a mencionou no comunicado. Outra possibilidade era que somente atletas de elite pudessem participar “in loco” da prova de 15 km em 31 de dezembro, mas não se chegou à viabilidade financeira da proposta.

Até 11 de julho de 2021, acredita-se (e espera-se) que a maior parte da população esteja vacinada contra a doença causada pelo novo coronavírus.

Nem mesmo em 1932, ano da Revolução Constitucionalista paulista, e no período da Segunda Guerra Mundial a São Silvestre, que foi idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, deixou de ser disputada. Trata-se, portanto, de um hiato inédito: mais de um ano sem que ela ocorra.

Mas, devido à pandemia de 2020, até mesmo o Réveillon na avenida Paulista foi cancelado pela prefeitura, e os desfiles e os blocos carnavalescos não irão para a avenida em fevereiro de 2021.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.