Durante o inverno os efeitos adversos das queimadas são potencializados, pois é neste período marcado pela falta de chuvas, pela baixa umidade relativa do ar e pelas altas temperaturas, que contribuem para focos de incêndios.

O que é considerado um grave crime ambiental, já que podem causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

Foi o que ocorreu no final da tarde e inicio de noite de ontem, domingo ( 30) nas margens da represa cascata em Marília. A intensidade das chamas chamava a atenção a quilômetros de distância e, quem passava pela avenida cascata de carro se alarmava com a fumaça que espalhou pelos bairros da zona leste.

A unidade do corpo de bombeiros foi acionada e, com muito trabalho conseguiu debelar as chamas. As causas ainda serão apuradas, mas, podem se originar da ação de vândalos ou de uma simples “pituca” de cigarro arremessada pela janela do carro.

Para coibir esta contravenção é importante que a população auxilie no combate e denuncie as queimadas que são prejudiciais tanto a nossa saúde como ao meio ambiente.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.