Altas temperaturas e sol forte requerem atenção com alimentação, uso de protetor solar e hidratação; especialista dá dicas de como aproveitar a estação da melhor maneira

O verão é uma estação que divide opiniões. Há quem se queixe das altas temperaturas e defenda o frio e o intimismo que o inverno proporciona. Mas tem aqueles que adoram o calor e encaram como uma oportunidade de desfrutar do sol, cuidar do corpo e usar roupas mais frescas. Independentemente da preferência pessoal, uma coisa é certa: o verão requer cuidados redobrados com a pele e saúde, pois a exposição prolongada ao sol pode causar problemas, conforme alerta Mariane Cruz Nakamura, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Marília.

O Instituto Nacional de Câncer estima que no triênio 2020-2022 ocorrerão 625 mil casos de câncer, sendo que o de pele, não melanoma, será o mais incidente, com 177 mil casos. A doença possui alto índice de cura se for detectada e tratada precocemente, porém, em casos de diagnósticos tardios, pode deixar mutilações expressivas no paciente. Por isso, há recomendações indispensáveis a serem seguidas por todos, especialmente para quem ama o verão e deseja curtir ao máximo a estação.

Verão com saúde - Saúde em Pauta - Central Nacional Unimed

“O protetor solar e a hidratação hídrica são essenciais para que a pele siga saudável e realizando todas as suas funções corretamente. Com a chegada do verão, ficamos mais expostos ao sol, por isso não podemos esquecer de proteger a pele, reaplicando o protetor após um período prolongado de exposição. Também é importante sempre utilizar hidratantes após o banho”, orienta a docente.

Mariane reforça ainda que o rosto precisa de cuidados especiais, com o uso de produtos dermatológicos e protetores solar específicos e com fator de proteção diferenciado. “Não é recomendado o uso no rosto de produtos corporais, pois são cremes que possuem composições e consistências diferentes e, no caso das pessoas com pele mista ou oleosa, essa condição pode ser potencializada.”

Estética em ação !

Conheça 3 cuidados com a pele no verão | Saúde ao seu Alcance - Blog Cuida  Mais

A preocupação com o corpo no verão coloca o setor de estética em evidência, pois é quando a procura por tratamentos corporais e faciais tendem a aumentar consideravelmente. No entanto, engana-se quem pensa que a função do esteticista é cuidar apenas da beleza; sua responsabilidade vai além, uma vez que autoestima, qualidade de vida, saúde e, inclusive, a beleza são condições que se correlacionam.

“Uma das missões do esteticista é ‘enxergar o todo’. Não podemos nos limitar a tratar apenas acne ou celulite. É nosso papel entender a origem do problema e buscar formas de solucioná-lo. A estética deve estar acompanhada da saúde e do bem-estar daqueles que cuidamos”, afirma a esteticista Jéssica Vieria de Oliveira, Técnica em Estética.

Tanto é que o profissional de estética também pode atuar com home care, orientação personalizada de cuidados que devem ser seguidos em casa, levando em consideração as particularidades da pele e de cada biotipo.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.