O que fazer quando um cachorro tem diarreia? Quando você deve ir ao veterinário com ele? O que pode causar diarreia em um cachorro? Confira abaixo tudo sobre o assunto.

O que é diarreia?

Frequentemente, você tem problemas de saúde, mais ou menos graves. Em cada um desses casos, no entanto, você tenta se recuperar o mais rápido possível, porque ninguém gosta de ficar doente. É uma condição que faz você se sentir impotente.

No entanto, nós, humanos, temos a vantagem de saber o que há de errado conosco e o que nos faz sentir mal. Mas quando seu animal de estimação não está se sentindo bem é difícil saber. Nesse ponto, é sua responsabilidade observar alguns sintomas e sinais.

Então, como você deve reagir quando vê o cachorro com diarreia?

Vamos nos concentrar em entender o que realmente é a diarreia canina e que formas ela pode assumir.

O cachorro com diarreia é caracterizado por uma alta frequência de evacuações ou um aumento da quantidade de fezes líquidas ou semilíquidas. Nem sempre são da mesma cor de fezes.

As fezes de um cão com diarreia podem ser:

  • pretas,
  • verdes ou,
  • amarelas.

Muitas vezes, o cachorro com diarreia defeca com sangue, pus e muco, o que deve alertar ainda mais sua atenção.

Sintomas do cachorro com diarreia

Que outros sintomas costumam acompanhar a diarreia? Primeiramente, outros sintomas que acompanham o cachorro com diarreia são:

  • fraqueza;
  • febre;
  • muitas vezes náusea e;
  • vômito.
Cachorro com fraqueza

Durante a diarreia, todos os corpos, especialmente os animais, ficam desidratados rapidamente. Normalmente, a diarreia não dura muito tempo e passa no máximo em alguns dias. No entanto, se a condição persistir por muito tempo, você deve ir ao veterinário imediatamente.

Por que a diarreia em cães é perigosa?

Cachorro bebendo água

A desidratação prolongada é perigosa para qualquer organismo vivo. Durante a diarreia, o cachorro perde água e eletrólitos valiosos. Por isso é tão importante repor os líquidos, ricos nos ingredientes e minerais necessários, para que o cachorro não venha a se desidratar completamente.

Cachorro com diarreia: causas

Mas de onde vêm essas doenças e por que afetam cães de idades tão diferentes? O veterinário pode responder com mais habilidade a essa pergunta específica.

Mas as razões podem ser muitas e nem sempre será fácil defini-las. Assim, a conversa do veterinário com o dono do cachorro ajudará a eliminar muitas opções.

Cachorro comendo

As causas mais comuns de diarreia no cachorro são:

  • alimentos impróprios ou estragados;
  • intolerância ou mesmo alergia alimentar;
  • mudança repentina de alimentos.

Também acontece que comer em excesso e ganância (por exemplo, depois de um jejum) também pode causar diarreia no cachorro.

Portanto, antes de ir para a clínica veterinária, pense se algum dos elementos mencionados acima causou a diarreia.

Talvez houvesse convidados e alguém tentou alimentar seu animal de estimação? Ou talvez você tenha saído de férias e descoberto que sua loja de animais não tem a ração que você usa todos os dias?

Os motivos podem ser muitos e complexos. Antes de começar a se preocupar com algo mais sério, no entanto, descarte as possibilidades mais simples.

O que mais pode causar diarreia em cães?

Existem algumas condições mais graves que só podem ser confirmadas por um veterinário. Elas incluem:

  • inflamação do intestino;
  • envenenamento;
  • irritação gastrointestinal;
  • infecções bacterianas do sistema digestivo;
  • doenças virais;
  • pancreatite e;
  • até mesmo o tratamento com antibióticos ou outros medicamentos orais, ou reações pós-vacinação.

As causas mais raras são:

Cachorro com veterinário
  • neoplasias;
  • doenças metabólicas como a doença de Addison;
  • vermes
  • presença de protozoários no trato digestivo;
  • e até mesmo estresse severo ou administração de vermífugo.

Cada cão é diferente e a diarreia é apenas uma reação a algum fator ou condição.

Mas se você suspeita que seu cachorro tem uma doença mais séria do que os problemas digestivos normais causados ​​por mudanças na dieta, consulte um veterinário experiente. Somente essa visita permitirá que você tenha 100% de certeza.

Os proprietários de certas raças de cães, como os pastores alemães, que são particularmente suscetíveis a este tipo de doença, devem ter especial cuidado com este tópico.

Cada corpo é diferente e passa pela diarreia de forma diferente. Portanto, é difícil listar e descrever todos os seus tipos. No entanto, existem quatro tipos de diarreia que recorrem especialmente em animais de estimação e têm sintomas semelhantes.

1. Diarreia após intoxicação alimentar

Antes de tudo, diarreia por intoxicação alimentar é a forma mais branda de diarreia e é provavelmente uma consequência de seu cão comer algo que seu pequeno corpo não conseguiu digerir.

Assim, o resultado é um cão se sentindo mal e fezes moles sem sangue. É extremamente raro que esse tipo de diarreia seja acompanhado de vômitos.

2. Diarreia viral

Cachorro deitado triste

Outro tipo de diarreia é a diarreia causada por um vírus no corpo do animal. Assim, na maioria das vezes, ocorre junto com vômitos intensos, febre e mal-estar geral do cão.

Então se seu amigo de quatro patas, que geralmente tem muita energia, ficou fraco e deprimido por um tempo, ele pode estar sofrendo de diarreia viral.

Assim, nesse caso, é necessário visitar um veterinário que lhe dirá como proceder com o animal.

3. Diarreia causada por bactérias

A diarreia em cães também podem ser causada ​​por bactérias. Quais são os sintomas desse tipo de diarreia?

Em primeiro lugar, sangue nas fezes, aumento da temperatura e uma redução significativa do apetite do quadrúpede. Na maioria dos casos, o vômito não aparece, embora isso também não esteja fora de questão.

4. Diarreia induzida por parasitas

A diarreia do seu cachorro dura muito mais tempo do que você esperava? Então, provavelmente, seu cão está sofrendo de parasitas.

Portanto, se você notou fezes soltas e perda significativa de peso em seu cão, vá ao veterinário o mais rápido possível, que confirmará ou negará suas suspeitas.

Cachorro com diarreia: remédios caseiros

Um resfriado ou diarreia em um cachorro pode ser tratado com remédios caseiros como em humanos?

Muitas vezes sim! Desde que seja diarreia por intoxicação, por um curto período de tempo (não mais de 24 horas).

Assim, se não houver sintomas mais graves, como vômitos, febre, mal-estar ou fraqueza significativa, você mesmo pode ajudar seu animal de estimação sem sobrecarregar seu sistema digestivo com medicamentos.

Qual é o remédio caseiro mais eficaz para cachorro com diarreia?

Em primeiro lugar, um pouco de “fome” e dar ao seu animal apenas água fresca pelas próximas 24 horas. Assim, esta é a melhor solução para ajudar o seu cão e o seu corpo a lidar com a diarreia da forma mais natural.

Além disso, aconselhamos especialmente não alimentar o seu cão com leite e outros produtos lácteos! Pois são eles que agravam os sintomas da diarreia e não contribuem para a melhoria da sua saúde.

Portanto, não dê a ele esses produtos e siga os conselhos mencionados acima, e seu cão certamente se recuperará em breve.

E se não funcionar? Bem, existem outras maneiras de sair dessa situação.

Como parar a diarreia no cachorro?

Mas e se a diarreia não desapareceu há muito tempo e os remédios caseiros  não estão ajudando? Não se preocupe! Vá com seu animal a um veterinário que o examinará e determinará a causa de seu mal-estar.

Seguir as recomendações médicas fará com que seu animal recupere a saúde e a forma em poucos dias. No entanto, antes que o especialista faça um diagnóstico, esteja preparado para muitas perguntas perspicazes que o ajudarão a determinar o tratamento individual para seu cão. Quais podem ser essas perguntas?

Após período de diarreia, o que oferecer ao cachorro?

A dieta após cada doença deve ser de fácil digestão e não deve ser pesada para o corpo. Ao mesmo tempo, deve fornecer todos os nutrientes necessários para que o paciente se recupere rapidamente.

No entanto, não há necessidade de você desistir de alimentar seu animal de estimação com ração seca. Ao contrário, basta escolher uma versão mais ideal para problemas digestivos.

Além disso, atualmente, existem muitos alimentos especiais de alta qualidade no mercado para cães com estômagos e intestinos sensíveis.

Se a diarreia é um problema comum para o seu cão, você deve considerar a compra deste tipo de alimento, porque a sua composição delicada e bem equilibrada pode resolver de uma vez por todas o problema de diarreia recorrente do seu cão.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.