As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele. Frequentemente são causadas por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas. Essas fibras elásticas e colágenas são feitas para suportarem um certo limite. Se ele for ultrapassado e elas forem esticadas de forma excessiva, as estrias aparecem. Não existe idade nem sexo específicos para o aparecimento dessas marcas, pois elas afetam homens, mulheres em idade adulta e até adolescentes.

As regiões mais atingidas são os quadris, coxas, nádegas, culotes e mamas. Elas são mais comuns em regiões nas quais a pele é esticada e naquelas em que há maior armazenamento de gordura. As estrias vermelhas (ou arroxeadas) são as mais recentes, já as brancas são as mais antigas, atróficas e com um leve enrugamento, indicando que existem já há algum tempo. Maria, é impressão sua que mais crianças adolescentes têm sofrido do problema, quando há estiramento dessa criança ou adolescente é comum o surgimento das estrias roxas e, consequentemente, das brancas.

TEM TRATAMENTO ???
As estrias vermelhas aparecem quando a primeira camada da pele é esticada até podermos ver a segunda (a derme), que é cheia de colágeno e vasos, responsáveis pela coloração avermelhada. Elas ainda podem ser tratadas e sua capacidade de se regenerar é grande, por isso existem alguns tipos de cuidados que podem melhorar a aparência e até cicatrizar este tipo de estria. Enquanto isso, as brancas são cicatrizes causadas pela ruptura das fibras da pele e essas geralmente não possuem tratamento, pois uma vez formadas não desaparecem completamente. Existem tratamentos para estrias que trabalham formas de atenuá-las, melhorando sua aparência e deixando a pele menos marcada e enrugada.

Fica a dica
Os especialistas confirmam que o uso de cremes hidratantes ajudam a amenizar as estrias nos quadris, coxas, nádegas, culotes e mamas.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.