Nesta sexta-feira (9), às 20h, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Câmara de Lins (102 quilômetros de Bauru) realizará eleições indiretas para a escolha do novo prefeito e vice. Três chapas irão disputar o pleito e os eleitos governarão o município até o próximo dia 31 de dezembro.

Os vereadores de Lins poderão optar pelas chapas de Neto Danzi (Solidariedade) para prefeito e Dr. Marino (MDB) para vice; Akio Matsuura (PSDB) para prefeito e Damião de Souza (PL) para vice ou Osvaldir Spadim para prefeito e Milton Torres Rodrigo Real para vice (ambos do Patriota).

De acordo com o Legislativo, a votação será realizada durante sessão extraordinária especial de eleição e posse convocada pela Mesa Administrativa da Casa. Os candidatos a prefeito terão 15 minutos na tribuna para defesa de sua candidatura sendo vetado cessão de tempo e apartes. 

Ao final, será eleita a chapa que obtiver maioria simples dos votos. Em caso de empate, será considerada eleita a chapa que tiver o candidato ao cargo de prefeito mais idoso. O plenário estará fechado ao público, mas a sessão poderá ser acompanhada ao vivo pela Internet, rádio e TV.

As plataformas que transmitirão a sessão são: tvcamaralins.sp.gov.br; facebook.com/tvcamaralins.gov; https://www.youtube.com/channel/UCOcyr-uTKFY61b9WOWSGO5g); TV Câmara Lins (canal 26) da operadora LinSAT e https://www.radios.com.br/aovivo/radio-amiga-967-fm/18395).

RELEMBRE O CASO

A realização de eleição indireta em Lins foi determinada pelo TSE, no último dia 6 de agosto, em razão da cassação dos diplomas do prefeito Edgar de Souza e do vice Carlos Alberto Daher, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em agosto de 2018. Um dia antes, TSE negou provimento a agravo regimental interposto pelo chefe do Executivo.

Eles foram acusados de abuso de poder político e divulgação de propagandas pela prefeitura nos três meses que antecederam as eleições de 2016. Os dois tiveram os mandatos extintos pela Câmara e, desde o dia 12 de agosto, o presidente da Casa, José Roberto Danzi, comanda a prefeitura. 

REVIRAVOLTA EM VERA CRUZ

Vice deve assumir Prefeitura de Vera Cruz na terça; cassação vai à Justiça  eleitoral - Notícias sobre giro cidades - Giro Marília Notícias

Por um outro lado, o risco de um impasse sobre a cassação da prefeito Renata Z. Devito, parece ter chegado ao capitulo final. Na semana passada, pelas diferentes interpretações da Câmara e da assessoria jurídica da chefe do Executivo, fez o juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília, Walmir Idalêncio dos Santos Cruz, receber procuradores para uma reunião de orientação.

O magistrado, que também é juiz eleitoral e terá que julgar a candidatura de Renata Devito à reeleição, teria afirmado que a “insegurança jurídica deve ser eliminada” mediante consulta da Câmara Municipal ao próprio TJ.
Mediante a isso o juiz da Vara da Fazenda Pública de Marília acionou o TJ para que seja esclarecido se existe impedimento ao funcionamento da CP ou à decisão de cassação, tomada pelo plenário.

O mesmo teria já declarado que; “Não havendo, a decisão da cassação será cumprida”. Segundo fontes extra oficiais, a decisão final teria ocorrido na noite de ontem direcionando para a cassação.

Nossa reportagem entrou em contato com o vice prefeito Paulo Haraguchi que confirmou a informação, mas, como não havia sido notificado, optou por não se pronunciar oficialmente a respeito do assunto. O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA segue acompanhando a situação politico -administrativa daquela cidade.

.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.