O Facebook teve mais uma vez sua segurança comprometida com um vazamento. Hackers expuseram mais de 533 milhões de dados pessoais de usuários da rede social. As vítimas são de 106 países do mundo, incluindo o Brasil, onde pelo menos 8 milhões de contas foram comprometidas.

Os dados incluem telefones celulares, nome completo, data de nascimento, biografias, nome de usuários e e-mails em alguns casos. De acordo com um porta-voz da plataforma para o Business Insider, a vulnerabilidade ocorreu em 2019 e já foi corrigida.

Esse tipo de informação é muito valiosa na internet, já que golpistas podem usar esse dados para enganar pessoas, vender para empresas ou até mesmo criar e descobrir logins. “Um banco de dados desse tamanho contendo as informações privadas, como números de telefone de muitos usuários do Facebook, certamente levaria a malfeitores tirando vantagens dos dados para realizar ataques de engenharia social [ou] tentativas de hacking”, disse Alon Gal, especialista em segurança cibernética, para o site.

O vazamento do Facebook foi descoberto após ser publicado em um fórum de hackers. Em janeiro, um dos membros do grupo estava vendendo um bot que poderia entregar números de telefone de centenas de milhares de usuários da rede social. Agora, todas essas informações estão postadas de forma aberta, podendo ser acessadas por qualquer pessoa.

De acordo com as informações publicadas por Gal, que teve acesso aos dados vazados, pelo menos 8 milhões de contas de brasileiros foram afetadas. O país mais afetado foi os Estados Unidos, com 32 milhões de contas. O Reino Unido teve 11 milhões e a índia 6 milhões.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.