O DIA DO IDOSO, comemorado nacionalmente no dia 1º de outubro, foi comemorado excepcionalmente na tarde desta quarta feira ( 02 ) pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, seccional de Marília.

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

Os idosos também precisam de cuidados como a vacinação, que está diretamente relacionada com a melhor qualidade e expectativa de vida. Pessoas imunocompetentes têm mais condições de enfrentar adversidades associadas à ação de vírus e bactérias, portanto, é um grande equívoco negligenciar a prevenção de danos à saúde por meio de imunobiológicos, independentemente da faixa etária.

As alterações imunológicas associadas ao envelhecimento ou imunossenescência fazem aumentar o risco de infecções que, em idosos, podem ser associadas com declínio funcional inespecífico e comorbidades, com manifestações clínicas diversificadas, promovendo nesse grupo populacional maiores taxas de hospitalizações e morbimortalidade. Esses são alguns dos aspectos que justificam a imunização como parte fundamental dos programas de prevenção e promoção da saúde do idoso.

Além disso, muitos indivíduos com mais de 60 anos encontram-se ainda em franca atividade profissional, com responsabilidades e contribuindo na renda familiar. Portanto, seu adoecimento pode acarretar, além de absenteísmo e prejuízo financeiro, a transmissão de doenças infecciosas à sua família, situação que pode prejudicá-lo ainda mais no trabalho, devido à necessidade, muitas vezes, de acompanhar o familiar doente.

Outros aspectos importantes são: a proximidade entre avós e netos, sendo as crianças importantes agentes transmissores de doenças infecciosas; e as mudanças nos padrões da sexualidade, com o consequente aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis entre os maiores de 60 anos.

No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia do Idoso no Brasil. Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria etc.

No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Pelo fato de o Estatuto ter sido instituído em 1º de Outubro, em 2006 foi criada uma outra lei (a Lei nº 11.433, de 28 de Dezembro de 2006) para transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.

O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sabe-se que, em 1982, a ONU elaborou, em Viena, na Áustria, a primeira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento. Dessa Assembleia, foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento que tinha 62 pontos, os quais passaram a orientar as reflexões, legislações e ações posteriores a respeito do idoso.

Para a Presidente Maria Emilia Padovani, não muito o que se comemorar devido as grandes perdas salariais e as dificuldades que o idoso ainda enfrenta em todas as esferas; ” Feliz é aquele idoso que chegou aos 70, 80 anos com alguma qualidade de vida, com um salário digno para sobreviver com o pouco de vida que lhe resta. É difícil sobreviver hoje com um salário mínimo e ter uma vida digna, principalmente se ele depender da área da saúde”, declarou.

Segundo a Presidente, por esta razão o Sindicato diante das suas possibilidades fecha algumas parcerias que possam beneficiar pelo menos um atendimento na saúde. ” Você já pensou um aposentado sobreviver com um salário minimo pagando aluguel, água, luz e ainda comprar alimentos e remédios ??? Na realidade, nós realizamos uma homenagem aos idosos e associados do sindicato, mas, a nossa posição é de revolta com quem tanto trabalhou por este pais e hoje fica relegado a 2º plano”, concluiu.

O Sindicato a exemplo de todos anos, ofereceu um café da tarde a cerca de 60 associados e graças a algumas parcerias realizou exames de glicemia e aferição da pressão arterial. No momento a entidade está concluindo os últimos detalhes para implantar na cidade um posto do INSS DIGITAL que irá facilitar em muito o acesso de postulantes a aposentadoria.

Na realidade o Sindicato fará a coleta dos documentos e após o preenchimento dos formulários encaminhará ao INSS somente para analise. Outras parcerias estão em curso como por exemplo o Projeto Viver Melhor. O Sindicato fica na rua 09 de julho, 1220, 6º andar- sala 603, com o telefone 3413-8390.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.