A informação até então era tratada apenas nos bastidores e somente entre os pais de mais de 230 atletas que fazem parte de um projeto esportivo que tem como objetivo revelar talentos e potencialidades para os esportes em geral, em especial o atletismo.

Outros veículos de comunicação também tentaram obter informações, ao notar que algo de errado estava ocorrendo, porém o acesso as informações verídicas são dificultados e a verdade dos fatos acaba sendo blindada para tristeza principalmente dos atletas.

Porém, se pelos lados de Marília tudo é tristeza, na cidade de Tupã a informação já começa a ser comemorada. Na manhã de hoje, sexta feira (10) a reportagem do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA recebeu a denuncia de forma oficial, direto do coordenador de atletismo daquela cidade, Luis Alves, ex atleta e ex vereador da câmara municipal.

Em um conversa preliminar via telefone, o coordenador relatou as dificuldades “reais” pela qual a equipe de atletismo da cidade de Marília vem enfrentando e com riqueza de detalhes, enviou posteriormente um áudio para ratificar suas declarações que relatam até a falta de ajuda de custo para alimentação para os atletas que disputam competições em outras cidades.

“O fato é que a equipe de atletismo da cidade de Marília vem sofrendo dificuldades no desenvolvimento de seu trabalho. Já há algum tempo a equipe vem enfrentando dificuldades imensas para disputar as competições da federação paulista de atletismo. A equipe quando tem apoio, vou repetir, quando tem apoio, é apenas o transporte ( uma van ) e não recebe diária de alimentação e hospedagem, o que dificulta muito o trabalho dos integrantes” relatou Luis.

Ainda sobre a precariedade o experiente coordenador continuou; “Por diversas vezes, os atletas de Marília viajam DE CARONA com a equipe de Tupã, isto graças a relação de amizade e companheirismo entre as equipes, muito comum no esporte amador, sobretudo no atletismo”, comentou

Embora feliz com a possibilidade de receber os atletas em Tupã, Luis lamentou a falta de reconhecimento e apoio da atual administração; “Eu só tenho a lamentar a situação do atletismo de Marilia, porque a cidade tem sido referência no atletismo do estado e porque não dizer do Brasil. Neste sentido a gente até torce e sinceramente até espera que algo neste sentido de reorganizar e de alinhar as dificuldades sejam superadas para que Marília continue”, enfatizou

Para finalizar, Luis Alves já deixou o cartão de boas vindas, caso a situação não se resolva; “Mas, deixamos aqui, registrado e este é o motivo do áudio, caso com a equipe de Marília não seja possível um entendimento, a “cidade de Tupã estará de portas abertas para receber todos os atletas, filiando eles pela nossa cidade, assim como também toda a consagrada e competente comissão técnica para que possamos juntar as forças”. E digo mais, em acontecendo isto, claro, a junção de Tupã e Marília, certamente passaria a ser uma das principais equipes do país, já que Tupã possui também vários atletas ranqueados entre os melhores do Brasil, em várias provas a exemplo de Marília. Quem ganharia com isto seria o atletismo Brasileiro, mas, finalizo reiterando o meu repúdio e minha tristeza e ver a situação do esporte e do atletismo de Marília”, concluiu.

Imediatamente, nossa reportagem se deslocou até a secretaria de esportes situada no Ginásio de esportes “Neuza Galetti”, por volta das 10H da manhã, mas, o secretário responsável não havia chegado ainda. Tentamos ainda um com contato com os técnicos responsáveis, mas, os mesmos se recusaram a dar entrevista ou a falar sobre o assunto.

Já de saída para uma visita NO LOCAL QUE SERIA O CENTRO DE TREINAMENTO DE PRIMEIRO MUNDO (Conforme discurso de campanha eleitoral do atual gestor expertise), acabamos por um encontrar alguns pais que acompanhavam seus filhos, em um gesto merecedor de registro e que ao reconhecerem a reportagem, de forma voluntária se apresentaram para confirmar as denuncias.

Nossa primeira entrevistada foi a mãe N.F.T.A, 46 anos que logo já foi nos apresentando algumas fotos e vídeos do que realmente estava acontecendo; “Eu estou ciente dos fatos, mas, o meu desejo e todos os pais é que toda a equipe continuasse em Marília, por que os atletas são daqui e quando eles ganham é uma divulgação boa para a cidade, só que eles não estão recebendo um suporte adequado. Basta olhar a qualidade dos equipamentos que eles utilizam é bem precária, super precária” relatou.

Sobre a ajuda de custo a genitora do atleta falou sobre este ponto nevrálgico que reflete no rendimento dos atletas e as vezes acaba inibindo alguns até de participar; “Bom, no meu caso, a gente até já acostumou a auxiliar com a alimentação, porque a prefeitura não paga diária. Pode até ser que eles enviem, mas, a quantidade é insuficiente, tanto é que eles são obrigados a “escolher” os mais carentes, aqueles na qual os pais realmente não tem condição nenhuma de estar ajudando”, desabafou.

Na segunda entrevista, conseguimos falar com um pai de atleta que acompanhava o filho no treinamento nas dependências do estádio varzeano Pedro Sola ( O PSEUDO CENTRO DE TREINAMENTO DE PRIMEIRO MUNDO ), onde o mesmo além de nos mostrar a sala de equipamentos, confirmou as denuncias; “Isto não é mentira e já está acontecendo desde o ano passado. Tem atleta que vai competir com o dinheiro de pão com mortadela. Dá dó até dos treinadores, que pelo que sei, até tiram do bolso para fazer a coisa acontecer. É por isso que ninguém fica em Marília, não tem apoio nenhum”, finalizou.

Outro casal que acompanhava, se manifestou, mas, não quis gravar entrevista, no entanto, nos municiou de vários vídeos reforçando as denuncias que já haviam chegado ao nosso conhecimento. Uma última informação que nos foi passada é que a equipe de Marília estaria saindo na noite desta sexta feira ( novamente de van) para competir em São Paulo e mais uma vez, nas mesmas condições.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, como não conseguiu um contato com o secretário responsável e tampouco com os técnicos e coordenadores, voltará novamente na semana que vem para tentar ouvi-los e trazer para os leitores e leitoras, principalmente os amantes do atletismo a posição da administração municipal a respeito do assunto. EM VERDADE VOS DIGO, DO JEITO QUE ESTÁ, NÃO DÁ….

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.