Já fazia mais de três meses que o palmeirense não experimentava a sensação de comemorar um título. Quarta conquista da era Abel Ferreira, a inédita Recopa Sul-Americana, com o triunfo por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, vem para exterminar esse ínfimo jejum e, mais uma vez, consagrar um grupo que tem “vencer” como palavra de ordem.

Com um gol de Zé Rafael, aos 4, cobrando falta com perfeição, o Palmeiras abriu o placar e encaminhou a conquista. Aos 42, Danilo aproveitou o cruzamento por baixo na medida de Atuesta para dar números finais ao marcador. O colombiano, que havia acabado de entrar, roubou a bola no meio e foi até a linha de fundo na jogada.

Para um Allianz Parque sem sua lotação máxima devido aos protocolos relativos à covid-19, o Alviverde fez uma exibição segura, que poderia ter terminado com um placar muito mais largo, não fossem imprecisões nas horas de conclusão.

Com a Recopa, Abel Ferreira chega ao seu terceiro título internacional com o clube alviverde, quarto no geral. Para se ter uma ideia do que isso significa, o Palmeiras, sem contar torneios e festivais, tem seis títulos internacionais na sua história: Copa Rio (1951), Copa Mercosul (1998) e três Copas Libertadores (1999, 2020, 2021). Sim, Abel responde pela metade das conquistas internacionais do clube.

O JOGO

Em um começo de jogo de muita pressão sobre o adversário, o Palmeiras buscou abrir o placar logo cedo. Aos 10, Raphael Veiga invadiu a área e chutou com força e perigo, mas a zaga desviou para escanteio. Quatro minutos depois, foi a vez de Dudu, que driblou três marcadores, mas ao finalizar o que seria um golaço acabou escorregando.

A pressão do Verdão continuava. Aos 17, Dudu cobrou escanteio e Murilo cabeceou com perigo para fora. Aos 21, o camisa 7 apareceu de novo. Recebeu boa bola em contra-ataque e chutou para fora.

Foram sete finalizações em pouco mais de 20 minutos no jogo para o Verdão, que esbarrava na forte defesa athleticana. Aos poucos, contudo, os paranaenses foram ganhando gosto pela peleja e aparecendo mais à frente.

Aos 33, Khellven tabelou com Terans e arriscou a finalização, que saiu pela linha de fundo. Aos 39 foi a vez de Léo Cittadini. O ídolo Pablo furou no cruzamento rasteiro, mas a bola sobrou livre para o meia, que finalizou de primeira para fora.

Chances esporádicas que não ameaçavam o domínio alviverde no jogo. Aos 43, por exemplo, Danilo achou bom passe e profundidade para Rony, que ganhou de Thiago Heleno na corrida e chutou pela linha de fundo.

ABEL MEXE, MAS É BOLA PARADA QUE DECIDE

A famigerada estatística apontava a precariedade das finalizações no primeiro tempo. Nenhuma delas no alvo. Era hora de apostar mais na velocidade para tentar quebrar as linhas defensivas do rival rubro-negro. E Abel Ferreira tentou exatamente isso, colocando Wesley no lugar de Gabriel Veron durante o intervalo.

Não que isso tenha sido determinado, mas foi o pontapé para o gol. Aos 2, Wesley tentou invadir a área e a zaga fez o desarme. No rebote, Zé Rafael acabou sofrendo a falta. Na cobrança, o camisa 8 meteu no ângulo e marcou.

Palmeiras Campeão Recopa Sul-Americana

Verdão ergueu mais uma taça (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

A partir do gol, o Verdão foi pro ataque. Foram diversas chances seguidas, com Dudu, aos 5, e Wesley, aos 9. Mas a que mais arrancou suspiros palestrinos na arena foi a de Rony. Aos 8, o Rústicou acertou uma belíssima bicicleta que obrigou Santos a se esticar para fazer uma bela defesa.

O autor do gol queria mais. Aos 14, Zé Rafael ficou com um rebote dentro da área e chutou. Para fora. No minuto seguinte, sem descanso, o camisa 8 recebeu passe de Wesley e quase marcou após saída errada de Thiago Heleno.

No restante da etapa final, atrás no placar, o Furacão se lançou ao ataque e acabou sofrendo o gol. Aos 42, Atuesta roubou a bola no meio de campo, levou para dentro da área e tocou rasteiro para trás. Danilo bateu colocado e definiu o inédito título para o Palmeiras.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 x 0 ATHLETICO-PR


Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 2/3/2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela)
Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno (ambos Venezuela)
VAR: German Delfino (Argentina)
Público e renda: 30.065 pagantes e R$ 2.562.317,30
Cartões amarelos: Abel Ferreira (Palmeiras)
Cartão vermelho: Abel Ferreira (Palmeiras)

GOLS: Zé Rafael (falta) aos 4min do 2ºT (1-0) e Danilo aos 42min do (2-0)

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Jailson, 24/2) e Raphael Veiga (Mayke 41/2); Dudu (Atuesta 41/2), Rony e Gabriel Veron (Wesley, intervalo)
Técnico: Abel Ferreira

ATHLETICO-PR
Santos; Khellven (Christian 40/2), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick, Hugo Moura (Rômulo 40/2), Matheus Fernandes (Julimar, 27/2) e Léo Cittadini (Mercado, 16/2); David Terans (Marlos, 16/2) e Pablo
Técnico: Alberto Valentim

DIRETO DA SALA DE ESPORTES

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.