A Câmara Municipal de Marília realiza nesta segunda feira (25), a 35ª sessão Ordinária da 1ª sessão Legislativa da 20ª legislatura. Com transmissão pela canal Youtube a mesma tem como de praxe o inicio previsto para as 16Hs.

Na pauta da sessão, estão pautados 49 indicações, aquelas aprovadas a toque de caixa sem qualquer tipo de manifestação. Na sequência 7 requerimentos que independem de discussão e votação, que são aqueles que relatam o profundo pesar da edilidade para com os familiares de quem faleceu nos últimos dias.

Os votos de congratulações, normalmente direcionado para empresas, entidades ou profissionais liberais que se destacam se enquadram nos 14 requerimento que independem de discussão, mas, estão sujeitos a discussão dos nobres edis presentes no plenário. E olha que tem comerciante ou empresário que já faz coleção na parede de tanto diploma que recebe.

Na sequência temos 36 requerimentos que dependem de votação e discussão. Neste espaço os temas variam desde moções até cobrança de serviços junto a secretarias, autarquias e direcionadas ao próprio executivo com questionamentos muitas vezes polêmicos.

Na ordem do dia, onde começa realmente a ferver o tacho, teremos 2 projetos a serem considerados objetos de deliberação. Na sequência, no item 1, a discussão única do parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do decreto legislativo desfavorável a aprovação de contas do exercício 2003. E não para por aí, pois o item 2, trata do mesmo assunto porém para as contas do exercício 2004. Detalhe, as contas se referem a administração do ex prefeito Abelardo Camarinha, que foi notificado no inicio do mês via Diário Oficial do Município para fazer a sua defesa, caso queira.

Outro detalhe importante é que, na votação pela rejeição das contas ocorreu no ano de 2008, quando o presidente da Câmara na ocasião era o vereador Eduardo Nascimento. Pareceres da Comissão de Finanças, Orçamento e Servidor Público, emitidos em abril deste ano, decidiram pela manutenção das decisões do TCE, ou seja, manutenção da reprovação das referidas contas. A Comissão é formada pelos vereadores Júnior Moraes (PL), Dr. Elio Ajeka (PP) e Marcos Custódio (Podemos).

Élio Ajeka e Marcos Custódio foram aliados de Camarinha, como candidatos a vereador, nas eleições do ano passado e se somam aos vereadores Ivan Negão, Luis Eduardo Nardi, Danilo da Saúde e a vereadora Vânia Ramos que foram eleitos apoiando a candidatura de Abelardo Camarinha. Resta saber como se posicionarão na hora desta votação que poderá conferir mais 8 anos de penalização com a perda dos direitos politicos, embora nos bastidores, a informação que circula seria que o mesmo já abandonou as disputas eleitorais, se dedicando exclusivamente a apoiar o seu filho deputado.

Reforma da Previdência: o que muda na aposentadoria de servidores públicos

Mais dois projetos complementam o ordem do dia. O grande suspense está para a convocação ou não de uma sessão extraordinária, onde na pauta pode constar a votação do projeto que propõe a alteração no sistema previdenciário do servidor publico municipal que por sinal já se manifestou em sua ampla maioria ser contrário a maneira como está exposto. Até o momento da publicação desta matéria nada constava a respeito.

Enfim, mais uma sessão polêmica, onde as galerias da casa de leis se colocam como o fiel da balança para acompanhar o posicionamento de cada vereador. Democracia é isto, e o cidadão e eleitor precisa aprender a não somente votar, mas, a acompanhar a desenvoltura de cada legislador e seu posicionamento em temas polêmicos que mexem com a vida da população e o futuro político do município. Falei e tenho dito.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.