Governo recomenda redução de 30% da capacidade de ocupação em eventos, esportes e shows. Comércio segue sem restrições

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (12) novas medidas para conter o avanço da Covid-19. Como o governador João Doria já havia adiantado, as regras são voltadas para grandes eventos. A recomendação é para que eventos esportivos, festas e shows sejam feitos com 70% da capacidade e com a exigência do comprovante de vacinação.

João Doria (PSDB), acatou a recomendação do Comitê Científico contra a Covid-19, e prorrogou o uso obrigatório da máscara de proteção contra o coronavírus até o dia 31 de março. A medida foi adotada para conter a alta do número de casos da doença, principalmente em razão da elevada taxa de transmissibilidade da variante Ômicron.

As regras chegam após o número de internados por Covid-19 dobrar em todo o estado. O risco de um colapso hospitalar, impulsionado ainda com o afastamento de profissionais de saúde infectados, preocupa as autoridades, o que gerou as novas recomendações do comitê de saúde contra a Covid-19 no estado.

Novas medidas e comprovante de vacinação

“A sugestão do governo do estado para os municípios é que faça redução de 30% na capacidade de público nesses eventos, mas deixa em aberto que isso fica a critério dos municípios, dependendo da situação epidemiológica dos municípios, esse percentual pode ser alterado para mais”, explicou João Gabbardo, médico do comitê.

As medidas são recomendações e não determinações, e cada prefeitura deverá avaliar se vai segui-las ou não. Nos jogos de futebol, a partir do dia 23 de janeiro, a capacidade dos estádios deve passar a ser limitada novamente e o comprovante de vacinação mantido. O uso de máscara também foi estendido até, pelo menos, 31 de março.

O número de internados nas enfermarias saltou de  1.712 no dia 29 de dezembro para 3.413 no dia 11 de janeiro. Os pacientes na UTI eram 1.096 e agora a marca está em 1.727. A variante Ômicrom é apontada como a principal responsável pelo aumento dos casos de Covid-19 no mundo.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.