A segunda feira foi de boas noticias pelos lados do gabinete da presidencia da Câmara Municipal de Marília. Pouco antes do encerramento da sessão camarária que ocorria nesta segunda-feira (7), o vereador Marcos Custódio foi o primeiro a ler o informe da assessoria em plenário informando da recuperação do presidente afastada da casa legislativa, vereador Marcos Rezende que teria recebido no final desta tarde alta da UTI do Instituto do Coração ( Incor ) em São Paulo.

Segundo as informações que colhermos posteriormente com a referida assessoria, ele foi transferido para o quarto de enfermaria do hospital, sob os cuidados de uma equipe multiprofissional para que sua recuperação seja a mais breve possível e se encontra em boas condições.

Apenas para recordar, Rezende foi internado com sintomas da Covid na Santa Casa de Marília no dia 23 de janeiro passado, onde permaneceu intubado na UTI até o último dia 25 de fevereiro. Diversos foram os comentários sobre seu real estado de saúde, mas, fato é o mesmo acabou mesmo sendo transferido via aérea para o Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Confira abaixo a íntegra da nota enviada a nossa redação;

O Poder Legislativo de Marília informa, neste dia 7 de março de 2022, às 18h30, que o presidente Marcos Santana Rezende (PSD) teve alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Incor (Instituto do Coração), em São Paulo. O vereador já está no quarto da enfermaria do hospital, sob os cuidados de uma equipe multiprofissional para que sua recuperação seja a mais breve possível. Marcos Rezende encontra-se fora de risco de vida e agradece todo o cuidado e assistência recebida desde a Santa Casa de Marília até o Incor. A Câmara reforça que respeita as informações oficiais da família do vereador e do hospital Incor de São Paulo.

Como é a recuperação dos pacientes após vários dias internados em uma UTI ?

recuperados por coronavirus

Após vários dias na unidade de terapia intensiva (UTI), o paciente com Covid-19 passa por várias etapas de reabilitação, que envolve muita fisioterapia

A infecção por Sars-CoV-2, o coronavírus responsável pela pandemia atual, pode seguir por diversos caminhos. Tem gente que nem chega a desenvolver sintomas. Outros apresentam sinais leves, como febre, tosse e prostração, que se resolvem após alguns dias de repouso em casa. Um terceiro grupo, por sua vez, sofre com falta de ar e colapso no funcionamento dos pulmões, o que exige o uso de respiradores, remédios e até internação em UTI.

Após esse período crítico, muitos que se enquadram no grupo de maior gravidade e se recuperaram devem realizar um período de readaptação. “Falamos de indivíduos que ficaram entubados e sedados por longos períodos”, destaca a fisioterapeuta Renata Negri, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, que acaba de montar uma unidade só para atender esses casos. O tempo prolongado de inatividade deixa o corpo atrofiado: há uma perda considerável de massa muscular, que compromete a locomoção e a respiração. 

É justamente aí que entra um batalhão de profissionais de saúde que vão ajudar a pessoa a restaurar seu antigo desempenho. Fisioterapeutas, fonoaudiólogos, professores de educação física, nutricionistas e terapeutas ocupacionais trabalham em equipe para devolver aos poucos os movimentos e as funções do corpo que garantem a sobrevivência. 

Time em ação

Para ter ideia da importância desse período de recuperação pós-UTI, os pacientes frequentemente não conseguem mais respirar sozinhos ou tossir adequadamente. “Durante as sessões, ensinamos como restabelecer o fluxo de entrada e saída de ar e como expelir algo que está incomodando, caso do acúmulo de catarro”, diz Renata. 

Um exemplo recente e de conhecimento de todos aconteceu com a mãe do humorista mariliense Jonathan Nemer e esposa do Drº Rabih Nemer, senhora Sara Nemer que também precisou ser transferida para a capital paulista e, após o período de UTI, passou por todas as etapas de recuperação acima mencionadas e hoje já se encontra no conforto de sua casa na cidade de Marília. Desejamos então ao nobre parlamentar, os mais sinceros votos de uma pronto recuperação.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.