Para se tornar um freelancer de sucesso, vamos te dar algumas dicas importantes em um “passo a passo”:

1. Aproveite o conhecimento que você já tem: assim como Mariano, valorize todo o conhecimento e experiência que você adquiriu ao longo da sua vida profissional e utilize-os em seu trabalho como autônomo. Lembre-se das capacitações que recebeu nas empresas onde já trabalhou, da gestão dos negócios utilizada por essas empresas, da política de relacionamento com os clientes… Todo o conhecimento será útil nesse momento. Mas caso a gestão interna dessas empresas não seja o melhor modelo a ser seguido, utilize-a como exemplo do que não deve ser feito no seu negócio e faça muito melhor! Se pretende mudar de área, ainda assim esse conhecimento é importante.

2. Busque inspirações: procure na internet depoimentos de pessoas que também ficaram desempregadas e decidiram empreender como freelancer; converse com ex-colegas de trabalho e outros profissionais de confiança sobre a sua nova fase pessoal e ouça sugestões; participe de eventos (o que é uma ótima oportunidade para se atualizar, conhecer gente nova e aumentar a sua rede de contatos).

3. Capacite-se: depois que você decidir exatamente o que vai fazer como freelancer (o serviço que irá oferecer, qual trabalho irá desenvolver), é hora de investir em novas capacitações. Há vídeo-aulas e vários cursos gratuitos ou de baixo custo oferecidos na internet ou por instituições próximas a você, basta procurar aqueles relacionados à sua área de interesse. Quanto mais você se capacitar, mais chances terá de se diferenciar de outros profissionais que atuam no mesmo segmento.

4. Estabeleça os seus objetivos e metas profissionais: : estabeleça os seus objetivos e metas profissionais. Onde você está, onde pretende chegar e quais são os meios para cumprir essas metas e alcançar esses objetivos? Lembre-se de que objetivo é algo mais genérico, enquanto metas são indicadores para analisar se o objetivo está sendo alcançado, devendo ter 5 características fundamentais: ser específica, mensurável, atingível, realista e ter um prazo. Exemplo:

5. Construa um plano de ação: depois de ter definido os seus objetivos e metas, monte um plano de ação. Para isso, faça uma tabela e insira decisões práticas: O que será feito? Quem irá fazer? Onde será feito? Quando será feito? Por que será feito? Como será feito? Quanto custará? Veja o exemplo abaixo:

6. Divulgue-se: crie uma página no Facebook, faça um cartão de visita (existem gráficas online de boa qualidade que cobram menos que R$ 50,00 para a impressão de 500 unidades), distribua entre amigos, em eventos, em estabelecimentos comerciais, marque reuniões com possíveis clientes, enfim, divulgue-se. Quem não é visto, não é lembrado

7. Seja organizado: como autônomo, você será o seu próprio chefe e o responsável por todas as obrigações relacionadas à sua vida profissional, tais como:

– buscar clientes;

– criar metas e definir as tarefas a cumprir;

– respeitar os prazos de cada uma delas;

– fidelizar os clientes já conquistados;

– precificar os seus serviços;

– fazer a cobrança dos pagamentos ;

– cuidar do fluxo de caixa, para registrar todas as despesas e receitas.

Existem vários aplicativos gratuitos que podem te ajudar a ter uma rotina mais organizada.

8. Como cobrar pelo seu serviço: essa é uma dúvida compartilhada por muitas pessoas que trabalham como freelancer. Talvez você pense: “vou começar cobrando um preço bem abaixo do praticado no mercado para atrair clientes”. Contudo, porém, todavia, temos o dever de te alertar: não se engane. Cobrar um valor bem abaixo do mercado atrairá pessoas que serão clientes do seu preço, não do seu serviço. Assim que você aumentar o valor, há grande risco desses clientes procurarem outro profissional. Lembre-se: você não se tornará competitivo oferecendo um preço barato, mas sim ofertando um serviço de qualidade e diferenciado. Valorize-se e será valorizado!

9. Escolha um nicho de mercado: não atire para todos os lados. Foque em um segmento, porque assim você vai se tornar cada vez mais especialista nessa área, a exemplo de Mariano, que focou no nicho de festas infantis, pois ele já atuava nesse ramo. Afinal, o cliente prefere contratar um profissional que realmente entenda do seu negócio. Para exemplificar com outra situação, imagine que você seja dentista e esteja pretendendo reformar o seu consultório, você iria preferir contratar um arquiteto qualquer ou um arquiteto especializado em reformas de consultórios odontológicos?

A sensação de dever cumprido

Você conseguiu o seu primeiro cliente, foi pontual, prestativo e impecável na entrega do seu trabalho, prestação de serviço ou consultoria. Como resultado, este cliente te indicou para outro. Você também se esforçou bastante para divulgar o seu trabalho e, quando se deu conta, tinha uma clientela significativa. Parabéns! Depois de muita luta e persistência, está vendo o dinheiro entrando na conta; as metas foram superadas, está dando para sustentar a família, a grana sobrando tem te possibilitado até viajar e, o melhor de tudo, a  autoestima está lá em cima. Você merece!

Na proxima edição estaremos abordando dicas sobre a formalização e a abertura de sua MEI. Não perca, e caso você não consiga um exemplar da versão impressa, não se preocupa, basta nos acompanhar pelo site; www.jornaldoonibusmarilia.com.br

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.