O Verão está indo embora, mas, pelo visto, está saindo de mau humor e novamente deixando um rastro de preocupação, pelo menos para a região sudeste do país. Nesta domingo, dia 20 de março, às 12h33 (horário de Brasília), o verão se despede e dá entrada ao outono, estação do ano marcada por temperaturas mais amenas.

O início das estações está associado aos fenômenos astronômicos chamados solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono) que são definidos pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol bem como pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita.

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2022 será no dia 21 de junho.

Para esta despedida, uma frente fria de grandes proporções deve atingir parte dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo neste fim de semana, causando fortes temporais e acendendo o estado de alerta em algumas cidades para possibilidade de deslizamentos de terra. O Inmet emitiu alerta de perigo das 21h do sábado até as 23h do domingo para precipitações que podem chegar a 60mm por hora e ventos intensos entre 60 e 100 km/h.

De acordo com o Climatempo, o sábado (18) começa com sol na Grande São Paulo, na Baixada Santista, no Litoral Sul e no Vale da Ribeira, mas o tempo começa a mudar no meio da tarde com pancadas de chuva e com “alto potencial de temporais” para o período da noite.

As chuvas devem se estender ao longo de toda a madrugada e na manhã do domingo no estado paulista. As precipitações só devem diminuir na segunda-feira no estado.

O Rio de Janeiro e a zona da mata de Minas Gerais devem ser atingidos pela frente fria com mais impacto a partir do domingo (20). Um estado de alerta foi emitido pelo Climatempo para o Grande Rio, Costa Verde, o sul do estado e área serrana, que ainda se recupera de um temporal sem precedentes que deixou 233 mortos em Petrópolis no dia 15 de fevereiro.

De acordo com o Climatempo, “volumes extremos” de chuva, com mais de 100 milímetros de precipitações em 24 horas, podem ser registrados nas áreas, principalmente no turno da noite.

O Inmet alerta para a possibilidade de rajadas de vento, descargas elétricas e alagamentos entre o sábado e domingo nas seguintes regiões: Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana Paulista, Sul/Sudoeste de Minas, Litoral Sul Paulista, Sul Fluminense.

As previsões do MetSul mostram que o litoral norte de São Paulo pode registrar um acumulado superior a 150 milímetros no fim de semana, chegando aos 200 milímetros em áreas isoladas. Elas também indicam possibilidade que “transtornos e situações de perigo típicas de alerta vermelho, como alagamentos, inundações repentinas e deslizamentos de terra” podem ser esperados para o fim de semana. As áreas de maior risco serão as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, além da região de Angra dos Reis.

Ainda de acordo com o MetSul, na capital carioca, principalmente entre a tarde e a noite do domingo, devem ser registradas fortes rajadas de vento. As chuvas devem ser causadas por causa de uma “infiltração” de umidade marítima que vai se juntar a uma massa de ar frio no Oceano Atlântico -a mesma que teria provocado neve na região da Patagônia na manhã da sexta-feira

Os radares do IPMet/UNESP, localizados em Bauru e Presidente Prudente, estão detectando chuvas isoladas no estado de São Paulo. Céu parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuvas isoladas. Ventos de direções variadas, fracos a moderados. Já o Climatempo, anuncia pancadas de chuva à tarde e à noite deste sábado. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.