Ninguém comentou, mas, nesta quarta-feira, dia 19 de agosto, foi celebrado o Dia Nacional do Ciclista. A data comemorativa foi criada para lembrar a morte do ciclista Pedro Davison, que faleceu em 9 de agosto de 2006 ao ser atropelado por um motorista bêbado enquanto pedalava no Eixão Sul em Brasília – o dia do ciclista marca, sobretudo, a luta contra a violência no trânsito.

Com a morte do ciclista, foram criados vários projetos de lei para que fosse iniciado o incentivo e proporcionar mais segurança para quem utiliza bicicletas no trânsito. Um dos projetos criados, virou Lei, que é o programa Bicicleta Brasil – Lei 13.724.

Conforme informado pelo senador, Eduardo Braga, é muito importante que seja apoiada a construção de ciclovias e de bicicletários públicos. Além da divulgação dos benefícios do uso deste meio de transporte.

De lá para cá, as infraestruturas para bicicletas cresceram nas cidades e nas capitais brasileiras. Só no período entre 2014 e 2018 o crescimento foi de 133% nas capitais, atraindo muitos novos ciclistas e promovendo a segurança dos que estavam circulando nestas vias, com exceção claro, da cidade de Marília, que, não possui um plano de mobilidade urbana e muito menos uma politica especifica para os ciclistas em geral, seja para quem usa a bike para se dirigir ao trabalho ao para os esportistas de final de semana.

A comemoração do Dia Nacional do Ciclista trás o lembrete de que prática de exercício físico é muito importante e, andar de bike é uma delas. O ciclismo proporciona muita coisa boa para a saúde e também o preparo físico. 

Andar de bike pode ajudar no emagrecimento, resistência muscular, autoestima elevada, aumento de fôlego, entre outros benefícios. Claro que os benefícios são proporcionados com a constância da prática do exercício e sem exageros. 

Desafios para o ciclista urbano

Segundo a Pesquisa Perfil do Ciclista, realizada em 2018 em 25 cidades brasileiras, os maiores desafios para os ciclistas brasileiros são: falta de infraestrutura dedicada e segurança no trânsito, como mostram os gráficos abaixo:

Gráfico
Fonte: Transporte Ativo – LabMob UFRJ – Observatório das Metrópoles
Gráfico 2
Fonte: Transporte Ativo – LabMob UFRJ – Observatório das Metrópoles

Somados, estes dois problemas principais representam 78,7% dos maiores desafios encontrados pelos ciclistas no dia a dia, e 77,9% das motivações para se pedalar mais. Vencendo estes desafios, as cidades brasileiras certamente contariam com muito mais usuários de bicicletas como meio de transporte.

Em época de pandemia, e, onde a aglomeração de pessoas deveria ser combatida no transporte publico, faltou a administração municipal por exemplo, incentivar a pratica do ciclismo como modelo alternativo e seguro de transporte, fornecendo para isso percursos inteligentes aonde não se existe ciclovia. Se bem que, praticamente não existe ciclovia na cidade.

Mobilidade urbana

Os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte no ambiente urbano são muitos e vão além da mobilidade urbana. Abrange qualidade de vida, saúde da população, redução da poluição, otimização do uso do espaço púbico, dinamismo e diversificação econômica, além de uma maior oferta de alternativas de transporte. “Se todas as viagens de até 6km das cidades fossem percorridas em bicicletas, os ganhos na redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, economia no SUS e ganho no PIB, seriam substanciais, conforme publicado no estudo Impacto Social da Bicicleta – SEPBRAP. As cidades que investem em infraestrutura e facilidades para ciclistas e pedestres, percebem rapidamente estes benefícios.

Razões para comemorar

Ainda que os ciclistas tenham que conviver com o desrespeito dos motoristas, a falta de infraestrutura dedicada aos ciclistas e a falta de preparo das autoridades de trânsito para lidar com o tema o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA preparou algumas dicas para os amantes das bikes.

Dicas e vantagens para quem quer pedalar

Emagrecimento

Um dos melhores benefícios de andar de bike é o emagrecimento, já que pedalar acelera o metabolismo. Sendo assim, acontece a queima calórica de forma mais rápida. Então se você quer perder peso, a bike é uma ótima opção.

Resistência Muscular

Pedalar de forma constante, exige mais força dos músculos, o que com o tempo proporciona uma resistência muscular muito boa. Além disso, o ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo.

Bem-estar

Muitos ciclistas afirmam que pedalar proporciona tranquilidade, já que libera endorfina e serotoninas, substâncias que causam a sensação de prazer. Então, certamente a sensação de bem-estar é maravilhosa.

Aumento do fôlego

Sim, você terá mais resistência e aumento do fôlego.  Pedalar exige muito oxigênio e por causa disso sua respiração será muito exercitada. Com o tempo, você terá fôlego para aguentar pedais longos

Tem baixo impacto em suas articulações

As articulações têm menos impacto pelo simples fato de que o impacto vai estar todo na bicicleta. Ou seja, o seu contato com o chão não fica a cargo das suas pernas e pés quando você está sentado no selim da bike. Quem recebe primeiro as pancadas do trajeto é a bicicleta.

Reduz o colesterol

O ciclismo estimula o metabolismo e, assim faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas. Pedalando fica mais fácil comer doce ou a gordurinha da carne no churrasco, sem se preocupar em ir ao médico e levar puxão de orelha!

Controla a glicemia no sangue

Outra vilã do seu corpo que é combatida com a prática do ciclismo é a glicemia. Ao pedalar com frequência o nível de açúcar no sangue é equilibrado. Se você tiver diabetes já sabe que tem mais um ótimo motivo para aproveitar os benefícios de andar de bike!

Regula a pressão arterial

Nem só seus músculos são tonificados com o pedal constante. Suas artérias e veias também são! A contração e o relaxamento delas ficam mais rápidos, o que auxilia a abaixar a pressão arterial.

Elimina toxinas do corpo

Suar durante o pedal elimina as toxinas do corpo com mais facilidade. Com menos substâncias tóxicas no corpo, seu funcionamento será melhor. Vale a pena pedalar mais nos dias de calor para limpar bem o organismo!

Melhora a circulação sanguínea

“O ciclismo faz meu sangue correr pelas minhas veias.” A frase dos ciclistas apaixonados por esse esporte tem muito fundamento!

Ao pedalar, seu corpo precisa de mais oxigênio para alimentá-lo, então seu coração vai bater mais e o seu sangue vai correr mais rápido pelas veias. Todo o seu corpo será abastecido com muito sangue e oxigênio, fazendo com que sua saúde e desempenho só melhorem!

Rejuvenesce

Se o seu objetivo é ficar sempre com a pele e a saúde como as de um jovem, então pedale, porque esses efeitos virão. Isso é o que diz um estudo focado em envelhecimento, coordenado pela pesquisadora Janet Lord, da Universidade de Birmingham.

O estudo fez uma comparação entre 125 ciclistas amadores — como você! — E pessoas que não praticavam nenhuma atividade física. O resultado comprovou que mesmo diante da ação do tempo, a força muscular permanecia como a de um jovem, ou seja, cheia de vigor.

Economiza o seu dinheiro

Se a falta de prática faz você desistir de pedalar, saiba que a economia do seu dinheiro pode ser o maior motivo para começar a pedalar. A economia é um dos benefícios de andar de bike, percebida pouco tempo depois de começar a pedalar. Se você faz o seu trajeto diário ao trabalho, de metrô, ônibus ou carro, pode ir de bike, o que vai economizar um bom valor.

Principalmente para a troca do carro pela bike, a magrela ajuda você a poupar o valor de manutenção e financiamento que um automóvel tem. Todo o dinheiro economizado, pode então, ser revertido para outras áreas da sua vida. Viajar, se alimentar melhor e aproveitar um cinema, teatro ou ler livros estão entre as opções, mas claro, a escolha do que vai fazer com seu excedente é sua.

Ajuda a criar relacionamentos

Quem disse que você precisa pedalar sempre só? É possível fazer amizades pedalando, e se você não tem turma de pedal, relaxa, porque vai achar a sua logo. Dos benefícios de andar de bike, fazer relacionamentos é um daqueles que rende boas parcerias para o pedal e a vida. Pedalar em parques, ciclovias, em trilhas ou na estrada, vai inevitavelmente colocar você em contato com outros bikers, dos iniciantes aos profissionais.

Mesmo em cidades grandes, onde a relação com estranhos costuma ser mais distante do que no interior dos estados, o ciclismo aproxima pessoas. Ainda, boa parte das lojas de bike têm grupos de pedal. Logo, você pode entrar em uma turma dessas que esteja de acordo com o seu nível de pedal, e partir para as amizades pedalando. 

Auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite

Se você já tem algum problema de articulações, ou ainda não, vá pedalar para se prevenir ou remediar. O exercício de pedalar é de baixo impacto, e isso ajuda demais na manutenção de ossos e articulações.

Também, paralela a esses benefícios de andar de bike, está a garantia da melhora da coordenação motora. Fator que influencia bastante no equilíbrio e na prevenção de quedas, principalmente em pessoas de mais idade.

Previne más condições de saúde mental

Está com estresse? Vai pedalar. Está se sentindo meio para baixo? Vai pedalar também.

O dia a dia é extenuante muitas vezes, e, com ele, o estresse, a ansiedade e a depressão podem aparecer. Para reverter quadros como esses e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, a bicicleta é perfeita.

A endorfina é liberada durante as pedaladas, e a substância ajuda a controlar ou prevenir desordens mentais. O melhor é que fazer um ou dois pedais de apenas 30 minutos cada, por semana, já rende esses benefícios de andar de bike.

Aumenta a estamina

Quer pedalar cada vez mais? Continue pedalando para ver os efeitos da estamina em seu organismo agirem em benefício da sua saúde.

Um dos melhores benefícios de andar de bike, para alguém que ama esse esporte, é poder, sem dúvida, pedalar muito sem se cansar. Porém, esse efeito só vem com treino e foco na alimentação.

A estamina é a capacidade de uma pessoa resistir por um longo período de atividade, sem se cansar, e ainda pedir mais. Uma capacidade que o pedal fornece não só para a atividade, mas para várias outras tarefas da vida.

Mas, calma, esse é um dos benefícios de andar de bike que só vem com o tempo e a prática frequente desse esporte. Então, continue pedalando progressivamente.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.