As posições do presidente Donald Trump antes, durante e depois da invasão ao Congresso dos Estados Unidos deflagram discussões sobre a possibilidade de removê-lo da Casa Branca antes mesmo do final do mandato, em 20 de janeiro.

A apuração da CNN internacional é de que alguns membros do gabinete federal e mesmo integrantes da relevantes do Partido Republicano estão começando a tratar da possibilidade de que seja invocada a 25ª Emenda da Constituição americana. Trata-se de um artigo que prevê a possibilidade de o presidente ser declarado incapaz de exercer o cargo e, assim, afastado.

Os membros do Comitê de Justiça da Câmara divulgaram um posicionamento na noite desta quarta-feira (6) defendendo que a emenda seja invocada pelo vice-presidente Mike Pence.

Caso Pence reúna o Gabinete ou o Congresso e obtenha apoio de mais metade ao afastamento, ele assume para dirigir a Casa Branca nos últimos dias de mandato.

“Mesmo no vídeo divulgado nesta tarde, o presidente Trump revelou que ele não está mentalmente são e ainda é incapaz de processar e aceitar os resultados das eleições de 2020. A disposição do presidente Trump em incitar a violência e as tensões sociais para reverter o resultado das eleições à força claramente demonstram isso”, escreveram os parlamentares.

Palavras duras foram ditas na sessão retomada do Congresso americano, que analisa a certificação do resultado das eleições. O senador Mitt Romney, candidato republicano à Presidência em 2012, afirmou que a invasão foi “uma insurreição incitada pelo presidente dos Estados Unidos”.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA CNN INTERNACIONAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.