O Banco Central (BC) aprovou o regulamento do chamado “PIX”, sistema que permitirá pagamentos e transferências instantâneas em todo o país. O cadastro no PIX começa em 5 de outubro e a ferramenta deve começar a operar em 16 de novembro e ser ofertada por aplicativo de celular. O meio de pagamento mais prático nesta era digital vai possibilitar transações entre pessoas, empresas e governo 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

O Banco Central (BC) aprovou o regulamento do chamado “PIX”, sistema que permitirá pagamentos e transferências instantâneas em todo o país. O cadastro no PIX começa em 5 de outubro e a ferramenta deve começar a operar em 16 de novembro e ser ofertada por aplicativo de celular.

O meio de pagamento mais prático nesta era digital vai possibilitar transações entre pessoas, empresas e governo 24 horas por dia, em todos os dias da semana. O BC informa ainda que o cadastro de Chaves PIX (número de telefone celular, CPF, CNPJ ou e-mail), facilita a identificação do recebedor e com o PIX, pessoas, empresas e órgãos governamentais realizarão pagamentos e transferências a qualquer horário e dia.

O novo sistema de pagamentos instantâneo é gerido pelo próprio Banco Central, responsável por toda a intermediação da tecnologia e das instituições, que são participantes diretos e indiretos. O PIX mudará o modo de fazermos pagamentos porque revoluciona o mercado com a conveniência de mandar uma transferência ou realizar um pagamento a qualquer dia e horário e a disponibilidade de fazer essa operação em um ambiente totalmente digital.

Além disso, o PIX conta com os protocolos de cibersegurança do Banco Central e informações agregadas que garantem uma segurança extra durante as operações (transações) que vão ser realizadas em até 10 segundos.

Até o momento, as transferências entre contas bancárias sempre foram feitas por meio de TEDs, que são as Transferências Eletrônicas Disponíveis, e DOCs, que são os Documentos de Ordem de Crédito. E os pagamentos de contas são realizados via boleto bancário, cartões, transações físicas ou até mesmo com dinheiro vivo. Mas tudo isso vai mudar, ou melhor, se digitalizar.

Fica a dica
Quem é antenado no mercado de pagamentos já deve ter ouvido falar sobre esse pagamento instantâneo. A modalidade, já comum no exterior, em países como China e Austrália, vai entrar com tudo no Brasil. Para se ter uma ideia, nos EUA, em 2018, estima-se que foram realizados mais de 80 milhões de pagamentos nessa modalidade. Mas, será que vai servir para todos ?

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.