Mais uma vez ficou constatada a falta de liderança politica de Marília junto ao Governo do estado de São Paulo. Apesar de vídeos gravados na tarde de ontem, terça feira ( 9 ), tanto por parte da oposição quanto da situação cravando uma vitória política para o avanço da cidade para fase 3 ou 4 dentro do plano de reabertura inteligente, a resposta foi intransigente com a capital do alimento; Marília continua na fase 2, laranja.

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou no inicio da tarde desta quarta-feira (10) a manutenção da região de Marília na ‘fase 2’ do Plano São Paulo, que flexibiliza restrições ao comércio e serviços não essenciais.

Para se ter ideia, a situação estava tão ruim que Marília poderia ser sido enquadrada na Fase Vermelha, de fechamento total do comércio e funcionamento apenas de serviços essenciais. Eram fortes os rumores devido a explosão de casos na cidade nos último dias e o baixo índice de isolamento registrado na cidade com um grande fluxo de pessoas nas ruas.

O fato lamentável fica por conta da fragilidade política daqueles que se postam como representantes máximos da cidade e da região. De um lado, o deputado Vinicius Camarinha que chegou a gravar um vídeo com o secretário Marcos Vinholi já dando como certo a nova fase para Marília dentro do Plano São Paulo. Do Outro lado, o prefeito Daniel Alonso que gravou já na capital outro vídeo nutrindo esperanças de uma classificação justa para a terra de Bento de Abreu. O resultado mais uma vez escancarou a falta de expressão e força politica da cidade junto ao governo.

Em síntese, o município continua com autorização para funcionamento somente das mesmas atividades comerciais já permitidas no momento, ou seja; podem abrir com restrições atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio em geral e shopping centers. Infelizmente e para a grande decepção de muitos comerciantes, Bares, restaurantes e similares, além de academias e igrejas devem seguir fechados de acordo com o decreto do Governador dentro do Plano São Paulo.

E AGORA COMERCIANTE ???

No entanto, no final da tarde desta tarde, o então Relator JACOB VALENTE sob o Processo nº 2127817-18.2020.8.26.0000, despachou favoravelmente a solicitação da Prefeitura de Marília, “ Pede, ao fim e ao cabo, a concessão de antecipação de tutela em caráter cautelar para ser reenquadrado na faixa de restrição correspondente aos seus índices epidemiológicos (verde), ou, subsidiariamente, a que for compatível e satisfatória localmente”.

Em outras palavras, após as derrotas consecutivas, a prefeitura venceu a primeira no tribunal e a decisão dá autonomia ao município para decidir de acordo com seus  dados oficiais da Secretária de Saúde em qual fase a cidade se encaixa melhor. O Relator salienta que os números apresentados pelas autoridades são compatíveis com a Fase 4 (Verde) e que Marília pode então se enquadrar neste nível.

Como a decisão só foi anunciada no inicio da noite, e, amanhã é um feriado, resta saber qual será o posicionamento do comerciante, visto que, a decisão pode ser derrubada a qualquer momento pelo governador. Resta agora, aguardar os próximos capítulos. Confira abaixo, a decisão do tribunal.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.