O número de óbitos provocados pela COVID-19 aumentou assustadoramente em Marília nas últimas semanas, de acordo com boletim epidemiológico oficial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da assessoria de imprensa da Prefeitura. Foram oficializadas até o momento 142 mortes com ainda dois casos suspeitos, sendo 7 nas últimas 48 horas conforme os boletins divulgados na última segunda feira ( 18), terça feira (19) e hoje, quarta feira (20).

Apesar da visita do governador João Dória na cidade ontem, apenas mais 4 leitos de UTI’s foram confirmados. Por parte da administração municipal nenhuma medida mais restritiva e fiscalizadora foi anunciada, como por exemplo; barreiras sanitárias e punição as empresas de transporte coletivo por provocar aglomerações nos ônibus de transporte coletivo.

O primeiro óbito foi de um homem, de 68 anos, portador de diabetes mellitus, doença cardiovascular crônica e obesidade. Ele iniciou sintomas no dia 27 de dezembro, como tosse seca e febre. Nos dias 27 e 29 de dezembro e também dias 1º e 3 de janeiro procurou atendimento para avaliação e condução clínica, sendo encaminhado ao hospital Santa Casa no dia 4 de janeiro devido ao agravamento dos sintomas, tendo colhido exame e resultado positivo para Covid confirmado, indo a óbito na segunda-feira, dia 18.

O segundo óbito foi de uma mulher, de 76 anos, portadora de doença cardiovascular crônica, HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e diverticulite. Ela começou a ter sintomas no dia 1º de janeiro, como tosse, dispneia (falta de ar) e fadiga. Não procurou assistência pela rede municipal de saúde, tendo colhido exame em laboratório particular no dia 4, com liberação do resultado positivo para Covid na mesma data. Foi internada no hospital Santa Casa dia 10, indo a óbito também na segunda-feira, dia 18.

O terceiro óbito foi de um homem, de 52 anos, com diagnóstico de doenças cardiovascular crônica. Ele teve início de sintomas no dia 25 de dezembro, como tosse, dispneia, mialgia (dor muscular) e mal estar geral. Não procurou assistência pela rede municipal de saúde, sendo que colheu exame em laboratório particular no dia 28 de dezembro, que confirmou resultado positivo para Covid. Foi internado no hospital Santa Casa dia 4 de janeiro, indo a óbito no domingo, dia 17 de janeiro.

O quarto óbito foi de uma mulher, de 32 anos, com diagnóstico de doença cardiovascular crônica, puérpera, diabetes mellitus e síndrome nefrótica. Ela teve início dos sintomas no dia 30 de dezembro, como febre, tosse, dispneia e desconforto respiratório. Não procurou assistência pela rede municipal de saúde. No dia 31 de dezembro foi internada no Hospital ABHU, onde realizou a coleta do exame com liberação do resultado positivo para Covid-19 no dia 06 de janeiro, vindo a óbito na segunda-feira, dia 18.

O quinto óbito foi de um homem, de 70 anos, com diagnóstico de doença respiratório crônica, doença cardiovascular crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele iniciou sintomas no dia 14 de janeiro, como dispneia (falta de ar), tosse e desconforto respiratório. Procurou o serviço de urgência da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte no dia 16 para avaliação e conduta, tendo realizado teste rápido com resultado positivo para Covid na mesma data. Foi internado no hospital ABHU no dia 17, indo a óbito no mesmo dia. Esse óbito era um dos que estava em investigação, de acordo com o Boletim Epidemiológico.

O sexto óbito foi de uma mulher, de 90 anos, portadora de doença cardiovascular crônica e hipotireoidismo. Ela apresentou sintomas respiratórios no dia 13 de janeiro, como desconforto respiratório, vômito, dor abdominal e falta de ar, não tendo histórico de atendimento pela rede pública municipal. No dia 17 foi internada na Santa Casa e dia 18 realizou coleta de exame, com resultado positivo para Covid-19, indo a óbito no dia de ontem, terça-feira, dia 19.

O sétimo óbito foi de um homem, de 72 anos, com diagnóstico de câncer de próstata. Ele apresentou sintomas no dia 21 de dezembro, como febre, dor de cabeça, perda do olfato e perda do paladar. No dia 28 procurou por atendimento na Unidade Básica de Saúde do Castelo Branco, onde realizou coleta de exame, com resultado positivo para Covid-19 confirmado no dia 30. No dia 6 de janeiro foi internado no Hospital da Santa Casa, indo a óbito ainda no dia de ontem, terça-feira, dia 19.

Os números assustam toda a população deixando um estado de alerta máximo. Até o momento já são 10.992 casos confirmados e 3082 suspeitos com 444 casos em transmissão e 121 pessoas internadas.

Algumas cidades da região, como por exemplo Ourinhos, chegaram a implantar o toque de recolher da meia noite às 5 da manhã, onde só é permitida a circulação de pessoas em veículos. Outras começaram mais cedo, ou seja: à partir das 22 horas. Em um momento como este, toda e qualquer iniciativa que vise o bem comum e a preservação da vida das pessoas é de crucial importância, afinal, a cidade de Marília continua sofrendo com a falta de leitos de UTI e as longas filas com aglomerações nas UBS’s credenciadas para o atendimento a sintomáticos da Covid-19.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.