Já dizia o saudoso Ulisses Guimarães; “Política é como uma nuvem, olhou para cima está de um jeito, tornou olhar, está de outro jeito”. Essa frase célebre retrata exatamente o que ocorreu nesta sexta feira( 3 ), em plena véspera de um final de semana prolongado.

Nos bastidores sempre movimentados da politica mariliense eram fortes os rumores de que após as últimas votações no plenário da câmara municipal e o desgaste do poder executivo diante dos sucessivos insucessos, haveria mudanças e cabeças poderiam rolar, a exemplo do que ocorreu com os cargos comissionados do vereador Eduardo Nascimento.

No entanto, o gestor municipal e sua trupe parece ter tirado um efeito mágico do fundo da cartola. Em outras palavras, alguns estão classificando como um golpe de mestre, uma verdadeira jogada que permite virar o jogo com muita tranquilidade.

A manobra ficou clara, ou seja; evitar inconvenientes nas votações consideradas impopulares como a reforma da previdência e a implantação da taxa do lixo. Com a volta do vereador que na gestão passada era um fiel escudeiro nas votações, o processo ficará um pouco mais fácil faltando apenas acomodar os demais que até então são considerados “rebeldes”.

MARCELO MACEDO, DIRETOR-PRESIDENTE DO DAEM, NO PROGRAMA DE TV RODA MARÍLIA  | Portal Mariliense

Na manhã de hoje, os telefones da redação do JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA foram acionados para informar que, em uma reunião surpresa, o então diretor Marcelo Macedo havia se despedido de seus colaboradores mais próximos sem antecipar quem seria o próximo diretor e, o que na realidade estaria acontecendo. Uma fonte próxima ao gabinete nos garantiu que Marcelo assumirá o cargo de Assessor de Assuntos Estratégicos, que está vaga desde a saída de Eduardo Negrão.

Já no final da tarde, nossa reportagem conseguiu manter um contato com o então vereador Rogério das Graças, o Rogerinho (PP) que acabou confirmando a informação e concedeu com exclusividade uma entrevista para explicar os motivos da mudança.

“Decisão foi por uma questão política e pensando na cidade”.

Conforme sua próprias palavras, Rogério das Graças, o Rogerinho (PP) foi categórico em dizer sobre sua maturidade para tomar tão importante decisão; ” Foi por uma questão política, levando-se em consideração o amplo crescimento de nosso partido em todas as esferas e principalmente em Brasilia com o nosso presidente nacional do partido e o acesso aos ministérios”.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA: O que podemos considerar como o fator determinante para que o senhor se licenciasse do cargo para assumir o tão polêmico DAEM ?

ROGÉRIO DAS GRAÇAS : Sem duvida nenhuma, o compromisso e a preocupação que eu tenho com a cidade. Não é segredo prá ninguém do trânsito livre que tenho em Brasilia e da flexibilidade junto aos principais canais do governo federal através dos trabalhos que tenho realizado ao longo da minha vida na politica. O prefeito me fez o convite e a proposta e, é claro, que, se eu posso ajudar a cidade ainda mais, porquê não aceitar ??

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Antes de entrar na questão técnica, perguntamos sobre o reflexo político desta decisão. O seu eleitor não vai se sentir traído pelo fato do senhor abrir mão de votações importantes em favor da população ?

ROGÉRIO DAS GRAÇAS : De forma alguma. Eu sou compromissado com os meus eleitores, tanto é, que, após receber o convite, procurei primeiro consultar as lideranças de cada segmento de minha base e fiz uma explanação dos prós e dos contras. Todos foram unânimes em apoiar a minha decisão que visa o melhor para a cidade. Que fique bem claro que, eu não estou renunciando ao cargo, mas, me licenciando do cargo, ou seja; posso voltar a qualquer momento, tanto é que; minha estrutura será mantida.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA: Quais são os seus planos à partir do dia 8 de setembro a frente do DAEM ?

ROGÉRIO DAS GRAÇAS : O meu maior desafio é melhorar o abastecimento de água em nossa cidade. Eu tenho como uma das metas, concluir as interligações das obras do esgoto nas regiões Norte e Leste de Marília, principalmente no córrego palmital, onde inclusive o Jornal do Ônibus chegou a fazer uma matéria a respeito da situação e buscar recursos para implantar as estações elevatórias. “São projetos que já existem e têm um pré-encaminhamento importante, inclusive no sentido de apoio estrutural”. Diante disto não podemos abrir mão desse momento onde o ministro chefe da Casa Civil do Governo Federal, é justamente o Ciro Nogueira, que é presidente nacional do PP, na qual eu tenho um acesso direto. Paulatinamente a isto, temos ainda como objetivo concluir as obras do Ribeirão dos Índios, que estão paralisadas há duas décadas praticamente e que poderão em muito ajudar no abastecimento de água na zona norte. Por último vamos concentrar todos os esforços para perfurar dois poços profundos, um na região do Distrito de Lácio (abrangendo as Zonas Leste e Sul) e outro na região dos Bairros Maracá, Montana. As demais etapas de trabalho a gente vai divulgando aos poucos, mas, pode ter certeza, nós vamos fazer a diferença, sem com isso desmerecer o trabalho realizado pelo meu antecessor.

JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA : Esta pergunta é a principal preocupação dos servidores e de boa parte da população. Na sua gestão o DAEM pode ser privatizado ?

ROGÉRIO DAS GRAÇAS : Antes de mais nada, é preciso deixar claro que, alguns setores do DAEM já estão terceirizados faz tempo para a REPLAN que é uma grande parceira da administração municipal e da autarquia. E digo mais, pelo sucateamento do departamento, se não fossem realizadas estas terceirizações, o sistema teria colapsado há tempos. Existe uma deficiência técnica e de material humano. No entanto, quero aproveitar a deixa dessa pergunta para tranquilizar a todos; “Não existe nenhuma possibilidade de privatização do DAEM no momento”. Nossa preocupação é buscar recursos para viabiliza-lo ainda mais.

O histórico

Rogério Alexandre das Graças, o Rogerinho (PP) foi o vereador eleito com a maior quantidade de votos recebidos, cerca de 2.864 certidões de confiança recebidas de eleitores espalhados por diversas seções eleitorais da cidade. Na ocasião, como estreante no Legislativo, os votos recebidos representavam na época um “peso pesado”, que traziam responsabilidade de dar respaldo adequado aos eleitores.

“Tenho compromisso de servir toda a população de Marília da melhor maneira possível, fiscalizando o Executivo e vendo todas as demandas da cidade para buscar soluções”, declarou em entrevista, após eleito.

Rogerinho já tem experiência na vida política em diferentes gestões na cidade de Marília. O mesmo foi diretor da CODEMAR na administração do ex prefeito e atual deputado Vinicius Camarinha e antes disto, foi praticamente o braço direito do ex prefeito Ticiano Toffoli que assumiu no lugar do renunciante Mário Bulgareli. Entre outras experiências, ele já trabalhou na Secretaria do Meio Ambiente do Estado entre 2017 e 2019 e foi assessor do deputado federal Guilherme Mussi (PP) até o período pré-eleições municipais. Resta agora, aguardar a nova movimentação da peças no tabuleiro da política de Marília.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.