Através de uma resolução publicada nesta sexta-feira (1º) no Diário Oficial da União (DOU), o governo autorizou o reajuste no preço dos medicamentos a partir de hoje. O reajuste estabelecido será de até 10,89%, conforme anunciado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Sendo assim, a partir de hoje as farmacêuticas podem aplicar o reajuste no preço dos medicamentos, contudo, é importante esclarecer que caberá às empresas definirem os novos preços, tendo em vista que os percentuais são os de reajuste máximos.

O motivo para o reajuste no preço dos medicamentos tem como justificativa a escalada da inflação que encerrou 2021 com uma alta de 10,06%, abaixo do percentual autorizado pelo poder executivo.

Reajuste dos valores

O percentual do novo reajuste ocorreu através de uma definição pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que se trata de um órgão interministerial que é o responsável pela regulação do mercado de medicamentos no país.

O cálculo é realizado através de uma fórmula que considera a inflação acumulada no 12 meses até março, ou seja, de 10,54%, mais os ganhos e produtividade das empresas assim como a variação de preços entre setores.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.