O dinheiro em papel é um meio transmissor, onde o vírus permanece por quatro dias e contamina fácil, passando de mão em mão.

Em meio à pandemia do Coronavírus, uma polêmica acabou por invandir a cabeça das pessoas, o contato com as cédulas de dinheiro. Nesta segunda feira, o Comitê de enfrentamento contra o COVID-19 de Marília se reúne para deliberar sobre a reabertura do comércio à partir de quarta feira ( 1º de abril ).

Segundo matéria já publicada pelo JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA, o dinheiro é um dos principais meios de transmissão, no qual o vírus pode permanecer até cinco dias intacto e ainda contaminar várias pessoas de uma só vez, passando de mão em mão.

Caso a reabertura do comércio seja confirmada, quase todos os moradores de Marília, principalmente comerciantes e comerciários irão se expor ao contato e ao risco de uma contaminação em massa em se existindo algum caso confirmado na cidade.

O momento exige atenção, mas qual seria o melhor meio de evitar o contágio? Com pagamento em dinheiro ou cartão?

Lei autoriza diferenciação de preço para compras em dinheiro e ...

O cartão é a forma de pagamento mais tranquila, pois pode ser higienizado com álcool depois da compra. Já o dinheiro é uma coisa contaminada, circula por muito tempo e passa por várias mãos.

A transmissão do Coronavírus é rápida e o vírus pode permanecer no papel por até cinco dias e se alguém encostar pode pegar. Quem tiver contato com o dinheiro, pega e coloca na carteira, mas em seguida higienize as mãos com álcool gel.

Se estiver num mercado e nele tiver banheiro onde se possa lavar as mãos, melhor ainda. Tem que lavar da forma que está sendo orientada. Limpar os dedos, palma, planta e até o cotovelo. É uma lavagem completa, depois finalize com álcool gel. Carregue um contigo ou peça um pouco porque nos mercados estão disponíveis.

Evite colocar as mãos no rosto, principalmente nos olhos, boca e nariz, isso pode ser decisivo para sua saúde.

O cartão, seja de crédito ou débito, ainda é a forma mais recomendada na prevenção. Isso porque, tem aqueles que fazem pagamentos automáticos via aproximação do cartão ou do celular. Outro meio usado é o Apple Watch, um relógio que paga ao se aproximar da maquininha. São mais seguros, mesmo aqueles que não realizem por aproximação.

Folha Ao Vivo - Acompanhe todas as informações sobre a pandemia de ...

Os cartões não circulam no mercado e após realizar o pagamento permanece com o proprietário. Por ser plástico, o vírus sobrevive cinco dias também. Contudo, é possível fazer a higienização dele, passando álcool 70. Fazendo isso, estará eliminando o vírus e evitando que mais pessoas sejam contaminadas.

Melhor ainda são as compras on-line, que são todas digitais. Desta maneira, além de fazer o dinheiro circular ainda evita que alguém contaminado pegue e transmita para os demais.

Além do pagamento, quem sair de casa para ir ao mercado ou farmácia é indicado que leve sua própria sacola. Não pegue as de plástico e se pegar, não leve para dentro de casa, deixe separado em outro local. Sempre higienize as embalagens dos alimentos, para não contaminar quem encostar sem querer.

Curta o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: jornaldoonibusmarilia@gmail.com ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (14) 99600-6375. O NOSSO JORNAL.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.