Início dos testes está previsto para esta semana

Um sistema que controla a lotação dos ônibus entra em operação nesta semana na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. O projeto piloto é fruto de uma parceria entre a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e a ACP (Associação Comercial do Paraná).

O sistema, desenvolvido pela startup paulistana Milênio Bus, integra um hardware, aplicativo e software capaz de controlar a lotação nos ônibus, em tempo real. Assim, o objetivo é oferecer maior controle no número de passageiros sentados e em pé nos veículos.

Inicialmente, foi feita a instalação em dois ônibus da empresa TC Araucária. Segundo a ACP, que patrocina o projeto, o sistema também foi oferecido para que a Urbs avalie a implantação em Curitiba.

COMO FUNCIONA

Curitiba tem nova regra de lotação de ônibus a partir de sexta - CBN  Curitiba

Denominado Smartflow, o hardware é capaz de identificar a quantidade de celulares presentes dentro de um veículo de transporte coletivo, em um raio de 15 metros, através de sinais wi-fi e Bluetooth emitidos pelos próprios smartphones dos passageiros.

Ainda de acordo com a ACP, os modelos instalados em Curitiba dispõem também de câmeras para informações mais precisas por meio do processamento de imagens.

Desta forma, com o sistema em uso, um sinal vermelho será aceso caso o ônibus ultrapasse o limite de passageiros permitidos.

“Os sensores transformam os dados em informações úteis para os usuários propiciando a oportunidade de escolha, entre pegar um ônibus lotado e esperar mais um pouco e poder ir até sentado. Além de informar melhor o passageiro sobre a lotação, ao retratar de maneira mais fiel o comportamento da demanda, a tecnologia pode ajudar no melhor planejamento de linhas e dimensionamento da frota, além de possibilitar seccionamentos de linhas ou mesmo prolongamentos mais condizentes com a realidade”, explicou o engenheiro Marcel Ogando, fundador da startup.

COMBATE À PANDEMIA

Segundo o presidente da ACP, Camilo Turmina, esta é uma medida de apoio da entidade às ações de combate à pandemia da covid-19.

“É uma forma de educar a população quanto ao limite de pessoas, ajudar o sistema público a não transportar um número excessivo de pessoas e por outro lado será um termômetro para a autoridade pública quanto a eficiência de suas medidas restritivas”, disse.

ÔNIBUS LOTADOS

A lotação nos ônibus da Região Metropolitana de Curitiba vem sendo tema de debate nos últimos meses. Um projeto de lei em tramitação na Câmara prevê que a Prefeitura da capital paranaense possa multar empresas concessionárias do transporte coletivo por ônibus lotados durante a pandemia de covid-19.

Valor seria de R$ 5 mil por veículo flagrado com lotação superior a 50% da capacidade. Um projeto de lei prevê que a Prefeitura de Curitiba, no Paraná, possa multar empresas concessionárias do transporte coletivo por ônibus lotados durante a pandemia de covid-19.

SE VOCÊ GOSTOU DA MATÉRIA, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS E COMPANHEIROS (AS) DE TRABALHO. FAÇA COM QUE ESTA IDEIA POSSA CHEGAR NO GABINETE DO VEREADOR NA QUAL VOCÊ VOTOU OU COM UM POUQUINHO DE SORTE NA MESA DO PREFEITO MUNICIPAL. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.