O Governador João Doria comunicou no dia de ontem, terça-feira, 18 de maio de 2021, que enviou o projeto de lei para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que autoriza a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto.

Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia, além de uma equipe de secretários, estiveram em visita a bela cidade do interior paulista para anunciar a modernização de nove estradas vicinais da região, e autorizar o início de obras de 207 lotes de empreendimento da CDHU em quatro municípios da região.

De acordo com a Constituição do estado de São Paulo, considera-se região metropolitana o agrupamento de municípios limítrofes que assuma destacada expressão nacional, em razão de elevada densidade demográfica, significativa conurbação e de funções urbanas e regionais com alto grau de diversidade, especialização e integração socioeconômica, exigindo planejamento integrado e ação conjunta permanente dos entes públicos nela atuantes.

A Assembleia aprovando o PL, portanto, permitirá que os municípios possam trabalhar em conjunto em benefício da região, dentro de um planejamento regional e com maior eficiência na aplicação de recursos públicos.

O objetivo com a criação da RM é dar mais poder às regiões paulistas por meio de planos de desenvolvimento urbano integrado e de investimentos conjuntos dos governos estadual e municipais, em projetos de abrangência regional.

Rodrigo Garcia, Vice-Governador e Secretário de Governo, afirmou que a criação da Região Metropolitana simboliza o desenvolvimento. “Com a assinatura do governador João Doria, damos um passo fundamental para realização de um sonho de tantas figuras importantes de Rio Preto que lutaram por isso”, destacou Garcia.

São José do Rio Preto: Melhores Pontos Turísticos Para Você Visitar!

Este é um sonho de quase 40 anos que está muito próximo de se tornar realidade em no máximo três semanas, afirmou Doria.

As 35 cidades que o Estado propõe para compor a nova RM são: Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, S. J. do Rio Preto, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

Para o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, este ato entrará para a história como o passo decisivo para a concretização da sonhada região metropolitana de São José do Rio Preto, que promoverá a integração e o desenvolvimento regionais. Nossa região tem interesses comuns na economia, no turismo, e na área ambiental, destacou.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.