Mais de 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão da decisão dos governadores e prefeitos determinarem quarentena para tentar parar a propagação da covid-19, mostra levantamento feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas).

A pesquisa da Sebrae também mostra que 30% dos empresários tiveram que buscar empréstimos para manter seus negócios, mas o resultado não foi positivo, pois, 29,5% destes empreendedores ainda aguarda uma resposta das instituições financeiras e 59,2% simplesmente tiveram seus pedidos negados.

Mais da metade dos micro e pequenos empresários (55%) terão que pedir empréstimos para manter os negócios funcionando sem gerar demissões.

Apesar de empresários procurarem por empréstimos, a pesquisa também mostra que 29% deles desconhecem as linhas de crédito que estão sendo disponibilizadas para evitar demissões e 57% apenas ouviram falar a respeito, mostra a pesquisa.

O levantamento foi feito de forma online e ouviu 6.080 microempreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte entre os dias 3 e 7 de abril. Nova pesquisa está sendo concluída neste mês de maio e a expectativa é de se dobrar o número com um cenário pessimista para o segundo semestre de 2020.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.