Começamos o tão aguardado ano de 2022 e com ele a expectativa do futuro politico do pseudo grupo politico liderado pelo prefeito Daniel Alonso, afinal, estamos em um ano eleitoral. Normalmente, o ano político nas esferas governamentais só acontece depois da primeira reunião do poder legislativo e em anos eleitoral os ânimos em nossa casa de leis estavam exaltados. Antes se faz necessário uma simples pergunta para esta rápida reflexão deste humilde radialista, ativista social e jornalista. O que é ser “um bom prefeito”?

Não há muitas diferenças entre administrar uma cidade e uma empresa. Os desafios, tanto para prefeitos, como para empresários, incluem não apenas a gestão de recursos financeiros, abrigam temas como a busca por melhores condições de trabalho para os colaboradores, os cuidados com o meio ambiente, o uso parcimonioso e ético dos recursos, o respeito à gestão dos recursos humanos que com eles colaboram. Este quadro, resumidamente, se completa para os gestores municipais, diante da necessidade de convivência diária com o jogo político local, além das relações junto à sua comunidade e, ainda, junto aos governos estadual  e federal. Portanto, ampliam-se  um pouco mais o grau de exigências a serem enfrentadas por um administrador municipal.

Eles precisam de assessoria, orientação, estudo…precisam ficar antenados e ser conhecedores de políticas públicas que deram certos em outras cidades. A Gestão Pública  é responsável pelo desenvolvimento urbano e econômico de uma cidade. No entanto para que haja eficiência na gestão correspondente à administração de um município há que se estabelecer a organização na gestão, criar missões correspondentes ao desenvolvimento que se almeja alcançar para, enfim, realizar a gestão de forma eficiente e eficaz.

Uma das palavras fundamentais para uma boa gestão pública é “excelência”. Através dela os processos de fundamentação da estrutura do município, a capacidade de administração baseada em necessidade coletiva e o controle dos valores exigidos na gestão será  indispensável para a ocorrência de resultados que beneficie tanto a estrutura física do município como sua base econômica e a qualidade de vida dirigida à população local.

Vamos dar um exemplo desta cidade fictícia a qual nos referimos e, de cerca de 10.000. habitantes:

Salários Prefeitos e vereadores –

Valores mensais: R$  42.000,00

Cargos comissionados –R$  32.000- colocando apenas 08  comissionados.

Valor total mensal: 74.000,00 (Setenta e quatro mil reais)

Este valor daria para pagar 95 servidores – serviços gerais – garis –  pelo salário mínimo. Servidores que trabalham diariamente com sol e chuva. Pergunto uma administração Municipal em que prioriza seus vencimentos no Executivo, legislativo e cargos comissionados tem como projetar o progresso e a manutenção de um município?

No caso de um município que pegamos como exemplo, o mesmo sempre vai ser dependente do Fundo de participação que somente será para pagar a folha de pagamento . Não terá condições de realizar obras: tais como creche – escolas –  porque a prioridade é o salário  do Prefeito e vereadores e cargos comissionados.

Recentemente, vimos algo quase semelhante na cidade de Marília, com a aprovação do aumento de salários de prefeito, secretários, vereadores e cargos comissionados. Uma cidade com orçamento mensal de mais de 1, 3 bilhões de reais e que projeto cerca de 2 bilhões para 2025. Marília está no ranking das 100 cidades que mais arrecada em um país com mais de 5.560 municípios.

O grande desafio está aqui. Em 2020 ele não ganhou a eleição, pois, a mesma caiu no colo do nobre gestor que perdeu até mesmo para as abstenções, votos nulos e brancos somados juntos. A rejeição ainda é grande e se justifica pela falta de ações no município. Saúde precária, ruas esburacadas, desvalorização do servidor público, falta de segurança e sem politicas estratégicas para áreas substanciais como habitação, mobilidade urbana, e geração de emprego e renda. Cuidar da pobreza não é só dar cesta básica. Isto não é um projeto social de ampla inclusão social e empreendedorismo.

Quando falamos em desafio, é porque mesmo assim, o homem que diz ter um expertise de administração pública, aposta suas fichas na eleição de sua filha, seguindo os mesmos passos da escola abelardiana. O tempo é curto, e muito coisa precisa ser feito para se reverter o cenário nada propicio para que isto ocorra, mesmo com dinheirama em curso. É preciso realmente arregaçar as mangas, como citou em 2016, mas, até agora, o botão continua travado.

“O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente”

“Quem quiser governar bem um país, deve primeiro governar a sua cidade. Quem quiser governar bem a sua cidade, deve aprender a governar primeiro a sua família; e quem quiser governar bem a sua família deve aprender primeiro a governar bem a si próprio” Confúcio – pensador e filósofo chinês

DIRETO DA REDAÇÃO EM ARTIGO ESPECIAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.