O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) fez uma aula especial para recepcionar os novos alunos, que ingressam em 2022. “DireitoNejo Especial na Rádio Arrebenta”, ministrado pelos docentes, Dr. Jefferson Aparecido Dias e Galdino Luiz Ramos Júnior, apresentou a metodologia ativa do curso, que traz o conhecimento de forma prática e inovadora.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Unimar, Francis Marília Pádua, a aula foi uma forma de acolher estes novos alunos e, também, apresentar o diferencial da graduação da Universidade. A aula “DireitoNejo Especial na Rádio Arrebenta”, reuniu dois cases de sucesso do curso, o DireitoNejo, de autoria do Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias e a Rádio Arrebenta, de autoria do Prof. Dr. Galdino Luiz Ramos Junior. Os docentes apresentaram aos novos alunos como é possível inovar no ensino e manter uma educação jurídica de qualidade”, conta.

As aulas apresentadas aos novos alunos são metodologias utilizadas no dia a dia da graduação, que buscam levar o conhecimento aos acadêmicos de forma inovadora, estimulando a pesquisa e integração dos temas com outros elementos do cotidiano, como a música sertaneja e o samba.

Segundo o Dr. Jefferson, “nessas aulas o grande protagonista é o aluno, que além de desenvolver suas capacidades técnicas, também desenvolve suas capacidades afetivas, trabalhando em grupo e localizando o Direito no seu cotidiano”, ressalta.

Para o professor Dr. Galdino, é sempre uma alegria recepcionar os novos alunos. “Direito é cultura. Direito é arte. Com esta visão, o curso de Direito continua inovando. O Professor Jefferson e eu, nas aulas de História do Direito, estamos desenvolvendo um peculiar projeto de metodologia ativa de ensino jurídico: o DireitoNejo. A partir de letras clássicas e contemporâneas do cancioneiro sertanejo do Brasil, buscamos instigar os acadêmicos do primeiro ano do curso aV desenvolverem temas jurídicos relevantes inseridos nas canções, desenvolvendo habilidades de interpretação de texto, permitindo, dentre outros benefícios, a contextualização histórica das músicas, refletindo o comportamento social da época e sua repercussão no cenário jurídico do País. O acadêmico, assim, desenvolve uma visão multidisciplinar, encarando o Direito como fenômeno plural e democrático”, explica.

Os alunos que passaram no processo seletivo para o curso de Direito foram convidados pela equipe da Unimar para assistir a aula “DireitoNejo Especial na Rádio Arrebenta”. Muitos futuros alunos compareceram, ficando encantados com as inovações do curso.

Uma das futuras acadêmicas, a Andressa Souza contou como foi a sensação de estar na Universidade. “Fui surpreendida com um convite para participar da aula de Direitonejo na Unimar e me senti como uma estudante de direito, fiquei muito contente com todos que ali estavam e, ainda mais feliz, por ter conhecido os professores e ganhando um livro do Dr. Jefferson Aparecido Dias”, comemorou.

A Júlia Domingos Barea, também participou da aula e contou como foi participar. “Achei o projeto muito interessante, pois de uma forma inteligente e descontraída quebrou com a monotonia da sala de aula, sem perder o foco na disciplina aplicada. Desde sempre tive afinidade pela área de Humanas, gosto muito de ler e sempre busco me inteirar no que está acontecendo em minha volta e, pelo fato do Direito estar relacionado ao dia a dia e as mudanças em nossa sociedade, me despertou um interesse maior”, conta.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.