Ao menos 24 capitais brasileiras decidiram não fazer festa de Réveillon neste ano devido à pandemia de Covid-19. Um levantamento feito confirmou que Campo Grande, Fortaleza, Macapá, Belo Horizonte, Salvador, São Luís, João Pessoa, Palmas, Teresina, Recife, Aracaju, Brasília (DF), Belém, Goiânia, Vitória,  Manaus, Porto Alegre, Natal, Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro e Maceió optaram pela não realização de eventos para celebrar a virada de 2021 para 2022.

Na tarde deste sábado (4), o prefeito de Manaus, David Almeida, publicou no instagram que “quando se trata de pandemia, a palavra final é da ciência. Por isso, determinei o cancelamento da festa de Réveillon”.

A cidade do Rio de Janeiro também anunciou o cancelamento de sua tradicional festa de Réveillon, nesta manhã. Seguindo recomendação estadual, o prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmou que toma a decisão “com tristeza”, mas não há como “organizar a celebração sem a garantia de todas as autoridades sanitárias”.

A prefeitura de Curitiba, capital do Paraná, afirmou que não terá festa de Réveillon este ano, porém, enfatizou que a cidade já não tinha a tradição de celebrar a data com grandes eventos.

A capital catarinense, Florianópolis, realizará apenas a queima de fogos, sem evento na avenida Beira-Mar, para evitar aglomerações. Campo Grande, Teresina, Belém e Cuiabá informaram que também cancelaram o Carnaval 2022.

Já Porto Velho e Boa Vista informaram que ainda não está definido se haverá ou não festa de Réveillon. A prefeitura de Rio Branco não confirmou de maneira definitiva a informação sobre o Ano Novo até o fechamento desta reportagem.

Cancelamentos

Às prefeituras que cancelaram as festas este ano disseram que a preocupação com a pandemia e o surgimento de uma nova variante do coronavírus são os principais motivos para a decisão.

Nesta quinta-feira (02), o prefeito Ricardo Nunes anunciou o cancelamento do Réveillon por recomendação de um estudo da vigilância sanitária. “É importante enfatizar que não é por conta de ter sido detectado algo grave, mas é necessário que se faça um monitoramento, e o prazo ficaria muito curto”, disse

“Diante desse cenário de incertezas, de indefinições, principalmente pelo que estamos vendo na Europa, do aumento de novos casos, e principalmente agora, com a chegada de uma nova variante. Diante desse cenário de insegurança, não há como realizar um evento desta proporção. A gente entende que não é hora de correr risco nesse momento”, disse o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM ).

A prefeitura de João Pessoa afirmou que “a decisão foi tomada com o intuito de evitar aglomerações e a circulação de novas variantes da Covid-19, mesmo com o avanço da vacinação na capital”.

“Tomamos essa iniciativa por absoluta prudência, responsabilidade e respeito, de forma prioritária, à vida dos nossos irmãos cearenses. Não descansarei enquanto não vacinarmos toda a população cearense”, disse o governador do Ceará, Camilo Santana, durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

“Temos enfrentado a pandemia com determinação. Com isso, diante do surgimento da nova variante do coronavírus, tomei a decisão de não realizarmos o Réveillon em São Luís. O momento nos pede prudência e responsabilidade. A nossa principal missão é cuidar das pessoas”, disse o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, por meio das redes sociais.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.