Entre as regionais mais vulneráveis estão Marília, Bauru, Presidente Prudente, São Jose do Rio Preto, Araçatuba e Barretos.

Inicio de tarde de sexta feira está sendo marcada pela chegada da tão aguardada chuva. No entanto, se faz necessário toda cautela e atenção pois, devido ao logo período de estiagem é normal ocorrer temporais. Em função disto, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta de chuvas intensas, acumulados elevados, com riscos de deslizamentos, para os próximos dias em todo o Estado de São Paulo. A previsão é válida de hoje, sexta-feira (15) até a próxima terça-feira (19). 

As regionais mais vulneráveis por ordem alfabética serão: Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Região Metropolitana da Capital, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Serra da Mantiqueira, Sorocaba, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e todo o Litoral Paulista.

Por conta deste cenário meteorológico, faz-se necessário orientar a população sobre o risco de tempestades e das medidas preventivas que elas devem adotar para reduzir os danos materiais e humanos.

Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
– Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
– Nunca atravesse uma via com água ou lama de deslizamento fluindo;
– Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou também os Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Para mais informações sobre como se prevenir visite o site spalerta.sp.gov.br.

Alertas no celular e na TV

A Defesa Civil do Estado envia alertas gratuitamente por SMS com informações em tempo real sobre chuvas fortes e alagamentos. Basta cadastrar o número enviando seu CEP para 40199. É possível acompanhar avisos de ocorrências também pelo perfil @defesacivilsp no Twitter.

Desde 28 de outubro, clientes de TV por assinatura recebem mensagens de alertas de desastres naturais, na iminência de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.

As mensagens aparecem em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos. Não é necessário se cadastrar para receber as notificações de emergência pela TV paga. Há opção de o assinante fechar o pop-up se desejar.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.