Em um mundo cada vez mais individualista, onde o amor ao próximo se torna cada vez mais escasso, a pandemia acabou por despertar a necessidade de uma reflexão na relação entre as pessoas. Em uma época onde o abraço é algo raro, um ato de solidariedade acaba por fazer a diferença na vida de muitas famílias.

Em tempos de pandemia, o desemprego e a consequente queda na renda familiar ficaram ainda mais evidentes. A situação é ainda mais deprimente nas famílias que vivem em estado de miserabilidade absoluta, onde além de falta de gêneros alimentícios, convivem também com a escassez de itens básicos de higiene, entre eles, os absorventes para as adolescentes.

Segundo a pesquisa do UNFPA com a UNICEF “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Esses dados foram pesquisados pelo próprio projeto.

Dentro deste propósito e conscientes da participação neste processo, três jovens universitárias de Marília se sensibilizaram com o cenário da retração econômica que atingiu milhares de famílias, mas, em especial aquelas que vivem no estado de extrema pobreza. O nome delas; Alyssa, Hello e Isis, que se uniram para constituir um movimento de luta em nossa cidade em prol desta causa, criando o “MOVIMENTO DELAS” com uma pauta ainda mais ampla sobre a luta e as dificuldades das mulheres no âmbito geral, porém com um foco inicial nas MENINAS ADOLESCENTES.

Começava aí o grande desafio de coletar doações de absorventes e recursos para a compra dos mesmos e posteriormente doa-los as meninas dentro desta faixa de idade e que se enquadrassem no cenário de vulnerabilidade social. Na ocasião, as voluntárias já tinham como meta que todo o material arrecadado seria repassado para escolas públicas da cidade e para a ONG Semear que já possui um cadastro com mais de 40 meninas.

O trabalho foi árduo, desde a busca por parcerias e pontos de arrecadação, até mobilizações constantes em busca de doações. E não é que elas conseguiram ??? Nesta terça feira (14), assim como escolheram o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA para anunciar a campanha em 29 de julho e. que se iniciou em 2 de agosto se encerrando em 20 de agosto, as mesmas entraram em contato novamente, desta feita para em um belo ato de transparência mostrar os resultados obtidos. Confira;

Foram arrecadados ao final da campanha mais de 14.000 absorventes que foi possível ajudar mais de 260 meninas e mulheres 🥰. Pela ordem, foram 40 meninas da ONG SEMEAR, mais de 200 meninas de uma escola pública e ainda 17 refugiadas venezuelanas através da assistência social. Missão cumprida e retorno a base.

Para quem ainda não conhece o MOVIMENTO DELAS na verdade é um PROJETO de mais de um ano no Instagram, lá elas falam muito sobre pautas sociais e políticas envolvendo as mulheres em seu dia a dia. A página nasceu de uma hashtag #exposedMarília que as meninas e mulheres usavam pra mandar relatos sobre abusos e violências que haviam vivido onde o trio procura responder anonimamente no Insta. Em alguns casos com encaminhamentos.

São ideias e iniciativas como esta, que realmente fazem a diferença e, por esta razão, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, é parceiro de toda e qualquer iniciativa neste sentido. Desde já, antecipamos nossos agradecimentos pela preferencia do projeto e PARABÊNIZAMOS PELOS RESULTADOS OBTIDOS. Juntas, você se tornam fortes !!!

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.