É fato que o caos intitulado COVID-19 ou mais popularmente conhecido como Novo Coronavírus, tomou conta de nossa sociedade, vamos falar sobre ele ? Sim ! Mas aqui em minha página nada de baixo astral, ok !?

É mais que comprovado por “A+B” que todas as nossas ações têm reflexo em nossa saúde, seja na prática de exercícios físicos, em nossos hábitos alimentares, no comportamento e até a maneira como nos vestimos pode influenciar na nossa saúde e qualidade de vida.

Em meus roles virtuais, descobri a estilista e neurocoaching, Dayanne Antunes, que é categórica em destacar a importância da expressão de moda de cada pessoa. Segundo ela, a moda é uma forma de expressão e o nosso corpo é a expressão da mente.

E isso interfere diretamente na nossa maneira de se vestir “A forma como a gente está no dia a dia, é expressa na roupa, é uma forma de expressar, a gente consegue perceber quando a pessoa esta de bem com a vida ou não”. Explica ela. (extraído de sua breve reportagem no site www.leai.com.br)

 “Defina seu estilo, pois estilos existem vários e sempre coloque o seu toque especial para tudo isso, encontre dentro desses estilos a sua personalidade, e lembre-se use a moda a seu favor”. Finaliza Dayanne Antunes, estilista, consultora de moda e neurocoaching.

Ok, Cinderella, mas cadê o Covid-19 e a tal relação com a moda ?

Vamos lá, apertem os cintos, ops quis dizer ajustem suas máscaras de proteção! No post de hoje não falo apenas como Cinderella às Avessas – “A aprendiz de blogueira”, mas, falo também como Michelle, a Auxiliar de Enfermagem.


SOBRE O VÍRUS

O novo coronavírus pode ser espalhado por gotículas suspensas no ar quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. Essas gotículas podem ter sua formação diminuída pelo uso de máscaras não profissionais.Visando estimular a população a buscar uma solução de baixo custo e de mais fácil acesso para reforçar a proteção contra o Coronavírus, a ANVISA publicou em seu site (http://portal.anvisa.gov.br), um material com orientações sobre a confecção e o uso de mascáras caseiras ou artesanais, feitas com tecido.

A medida visa também evitar que as pessoas comprem máscaras profissionais e, com isso, desabasteçam os serviços de saúde e hospitais onde médicos, enfermeiros, assistentes e atendentes lidam, na linha de frente, com pacientes com Covid-19.

De acordo com a Anvisa, qualquer um pode fazer uso de máscaras de uso não profissional, inclusive crianças e pessoas debilitadas, desde que respeitadas algumas regras básicas. Algumas delas são não compartilhar as máscaras e adotar medidas de higiene e de limpeza da máscara, além do descarte adequado.

A máscara deve ser feita nas medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais. Deve ser confeccionada com tecido confortável e adaptar-se bem ao rosto, para evitar sua recolocação toda hora.Para a confecção da máscara, são recomendados tecidos 100% algodão ou cotton.

Também pode ser utilizado o “tecido não tecido” (TNT), feito de material sintético, desde que o fabricante garanta que o produto não causa alergia e seja adequado para uso humano. Devem ser evitados os materiais que possam irritar a pele, como poliéster puro e outros tecidos sintéticos.

CUIDADOS

As máscaras podem ser feitas em casa, mas também podem ser adquiridas no comércio ou diretamente de artesãos. É importante lembrar que seu uso é por um período de poucas horas (3 horas no máximo ou antecipando a troca caso ela esteja úmida), em situações de saída da residência, e sempre se respeitando a distância entre as pessoas.

Além disso, não devem ser manipuladas enquanto a pessoa estiver na rua e, antes de serem retiradas, deve-se lavar as mãos.Confira aqui a íntegra do material da Anvisa sobre o tema : http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+Máscaras.pdf/bf430184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7

O efeito protetor por máscaras é criado por meio da combinação do potencial de bloqueio da transmissão das gotículas, do ajuste e do vazamento de ar relacionado à máscara, e do grau de aderência ao uso e descarte adequados da máscara transmitida também para leigos, incluindo crianças, apesar do ajuste imperfeito e da adesão imperfeita.

Assim, máscaras faciais não-hospitalares não fornecem total proteção contra infecções, mas reduzem sua incidência. Especialistas apontam que mesmo pequenas medidas para reduzir transmissões têm grande impacto na atual pandemia, especialmente quando combinadas com medidas preventivas adicionais, que SÃO ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIAS, como higienizar as mãos e adotar as medidas de higiene respiratória/etiqueta da tosse: se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel; utilizar lenço de papel descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos);evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e realizar a higiene das mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70%. 

Seguindo as recomendações a seguir, as máscaras faciais de uso não profissional podem ser produzidas em casa, adquiridas no comércio ou diretamente das artesãs. Usar uma máscara pode ser “uma medida adicional de proteção para quem precisa sair”, disse Antonio Barra Torres, Diretor Presidente- substituto da Anvisa, é mais uma ação que o cidadão pode fazer, além das demais medidas preventivas.

IMPORTANTE:

Mesmo de máscara, mantenha distância de mais de 1 (um) metro de outra pessoa, como mencionado anteriormente. O design da máscara facial deve ser confortável e eficiente: deve estar bem adaptada ao rosto, para que se evite sua recolocação toda hora, lembrando que seu uso é por um período de poucas horas, em situações de saída da residência.

Opaaa alguém falou em design ? Adooooro !!! Agora vamos falar de moda e estilo.

Não posso deixar de citar a presidente da Eslováquia que conseguiu deixar muita gente ba-ban-do ao redor do mundo, e não pelo seu discurso político em meio à crise pandêmica do coronavírus, mas sim por se tornar a sensação da web após usar e combinar sua máscara de proteção facial com seus looks divos por duas vezes seguidas em eventos importantes.

Deem uma super conferida nos look de Zuzana Čaputová :  Em sua primeira aparição, ela escolheu um casaco bordô do estilista Boris Hanečka e combinou com máscara no mesmo tom, além de luvas de couro que fazem seu grande retorno neste inverno. (https://vogue.globo.com).

Vamos ver quem mais divou com estilo no mundo dos famosos ?

1- Preta Gil, cantora, mostrou sua máscara artesanal de tecido africano, confeccionada por imigrantes, refugiados e pessoas transexuais. Imagem: Reprodução/Instagram

2- Joelma, cantora, combinou a máscara com seu figurino, para a realização de uma live em sua casa. Imagem: Reprodução/Instagram

3- Henrique Fogaça, chef e jurado do Master Chef Brasil, optou pelo visual punk, com uma bandana no lugar da máscara, para distribuir marmitas à poulação vulnerável. Imagem: Reprodução/Instagram…

E claro, que a princesa aqui também tem sua pequena coleção, confeccionada pela artesã mais doce que conheço Leila Malheiro (foto das mascaras).

Lembrem-se que só a máscara não faz milagre se você não fizer sua parte adotando todas as medidas de prevenção acima mencionadas. Agora me conta, qual seu estilo, envie para o meu blog, aproveita e me segue lá …
https://www.facebook.com/cinderellamichelle

Beijos meus amores, Cinderella.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.