A exemplo de anos anteriores, os bastidores da politica mariliense parece estar com o tacho fervendo e, com intensas e movimentadas reuniões. O que difere e relação aos anos anteriores é o perfil do eleitor que, parece estar movido pelo sentimento de mudança. A insatisfação da população com a atual administração, pelo menos até o momento e, a baixa produção do legislativo norteiam para uma das mais disputadas eleições dos últimos tempos na capital nacional do Alimento.

Nas Eleições de 2020 os eleitores escolherão através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.

Eleições 2020 Marília- SP- Brasil

No Brasil a eleição é sempre um grande momento para a democracia e para quem deseja ver seus representantes defender os seus interesses. De 4 em 4 anos, o povo brasileiro deve voltar as urnas e escolher seus representantes, e para a eleição 2020 não será diferente.

Ter candidatos que defenda o que o eleitorado deseja e acima de tudo buscar recursos entre outros parlamentares para defender o que se deseja é um trabalho difícil, mas possível.

Como funcionará as eleições no 2020

As eleições 2020 terão novamente sua grande importância, isso porque o eleitor deverá escolher nos seus municípios como o quantitativo de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos.

No caso dos vereadores, eles vão compor a Câmara Legislativa Municipal, e isso vale para todo o Brasil, cada município vai escolher seu representante. É uma eleição que acontece de maneira única, para os vereadores quando forem eleitos o eleitor saberá quem são os representantes.

No caso dos candidatos à Prefeitura, esses podem até disputar um segundo turno como no caso de 92 cidades no País, mas, isso vai depender muito de como seguira a votação eleitoral em 2020. Em Marília, tudo é decidido em primeiro turno.

Segundo turno

O segundo turno será realizado apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta, ou seja 50% dos votos mais um. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputarão o segundo turno entre si.

Requisitos para candidatura eleitoral 2020

  • O eleitor deve ter ciência em quem pode ser candidato a Vereador ou a Prefeito no Brasil:
  • Todo aquele que tenha nacionalidade brasileira;
  • O candidato deve estar filiado a um partido político em uma média prevista de 6 meses;
  • Esse deve ter domicílio eleitoral na região onde deseja concorrer ao cargo;
  • Deverá ter pleno exercício dos direitos eleitorais;
  • Dentro dessa regra os candidatos devem ter idade mínima tanto para ser vereador, como para ser prefeito como segue as informações abaixo:
  • Vereador: deve ter 18 anos de idade completados até a data para o pedido de registro, essa data é a data-limite;
  • Prefeito / Vice: Esse deverá ter 21 anos de idade completos assim até a data de posse do cargo;

Filiação partidária

A filiação partidária é o ato pelo qual um eleitor aceita, adota o programa e passa a integrar um partido político. Esse vínculo que se estabelece entre o cidadão e o partido é condição de elegibilidade, conforme disposto no art. 14, § 3º, V, da Constituição Federal.

A filiação partidária é um vínculo estabelecido entre o filiado e o partido político.

A Justiça Eleitoral recebe as informações encaminhadas pelos partidos políticos para os fins de arquivamento, a publicação e a verificação do cumprimento dos prazos de filiação para efeito de registro de candidaturas (Lei nº 9.096/95, art. 19).

Assim, o interessado se filia diretamente no partido político de sua preferência, atendidas as respectivas regras estatutárias.

Nos termos do art. 16 da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995), só pode filiar-se a partido o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos.

Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor, entre outros requisitos, deve estar filiado ao partido no mínimo 6 (seis) meses antes da data fixada para as eleições, sendo facultado ao partido político estabelecer, em seu estatuto, prazos de filiação partidária superiores, conforme dispõem os arts. 9º daLei nº 9.504/1997 e 20 da Lei nº 9.096, de 1995.

É possível consultar a relação oficial de filiados dos partidos políticos políticos na página do TSE na internet (http://www.tse.jus.br/partidos/filiacao-partidaria/relacao-de-filiados ou http://filiaweb.tse.jus.br/filiaweb/filiacao/relacao/consulta.seam), bem como emitir a certidão de filiação partidária em http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-filiacao-partidaria.

De acordo com o art. 7º da Res.-TSE nº 23.117/2009 e o art. 3° do Provimento-CGE n°2/2010, alterado pelo Provimento-CGE n° 5/2010, os partidos podem cadastrar seus representantes para utilização de ferramenta própria da Justiça Eleitoral (Filiaweb) com o objetivo de gerenciar suas relações internas de filiados (inclusões, alterações e exclusões de registros de filiações)em cumprimento ao art. 19 da Lei nº 9.096, de 1995.

Acesse o Filiaweb – sistema de filiação partidária.

Por meio desse aplicativo é possível:

  • gerenciar o cadastro de filiados (inclusive com dados facultativos);
  • gerenciar relações internas de filiados;
  • gerenciar usuários de partidos políticos;
  • emitir a certidão de filiação partidária;
  • consultar relações oficiais e internas de filiados;

Datas das eleições 2020

Segundo as informações colhidas pelo TSE, já tem datas definidas para as eleições 2020. Claro, que essas datas podem ser alteradas, mas isso será informado com antecipação para os eleitores que devem escolher quem será o prefeito de sua cidade, como os vereadores para compor a câmara legislativa municipal.

Mediante as datas já definidas, as propagandas eleitorais devem ser elaboradas onde essa deverá ser vinculadas de maneira gratuitas nos meios de comunicação em massa, as datas previstas são: exibição e vinculação nas rádios a partir do dia 26 de Agosto, terminando assim no dia 29 de Setembro.

Nomes para candidato a Prefeito em 2020

Em 2020, teremos uma eleição marcadas por alguns supostos nomes para prefeitura do Marília.

Temos nomes como Daniel Alonso (PSDB), que disputará a reeleição, Abelardo Camarinha ( PSB ) que está impedido pela justiça mas, garante que sairá candidato, Fabiana Camarinha ( PSB ) que é o plano “B” do clã caso o marido seja impedido, Marcos Farto ( PSL ) foi o candidato de Bolsonaro a Deputado Estadual na região, Drº João More ( sem partido ), Juliano da Campestre ( Solidariedade ), Walter Ioshi ( PSD ) ex- Deputado Federal e Joseph ZUZA ( sem partido ).


Esses são supostos nomes para a mexer o cenário político municipal, onde os eleitores deverão entender quais são as propostas mais viáveis. Nos bastidores, estão sendo articuladas possíveis dobradinhas objetivando a cadeira mais cobiçada da cidade.

Possíveis Candidatos a vereador

Para os interessados no cargo de Vereador, os nomes devem ter ligação partidária, por isso é importante que todo interessado siga os requisitos já mencionados acima de quem pode se candidatar aos cargos, e a média de idade para ocupa-los e tomar posse.

Os candidatos a Vereador na eleição 2020, deverão apresentar os documentos solicitados para obter o registro, esse registro está previsto na lei nº 9.504/1997 onde esses devem apresentar e entregar as documentações pelo partido ou por meio da coligação utilizando o Candex, que significa o Sistema de Candidatura do TSE.

Com as novas alterações ocorridas onde acabam as coligações, diversos partidos estão se mobilizando para a “contratação” de nomes de peso que possam garantir pelo menos uma das 13 cadeiras. Segundo dados já fornecidos pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, a expectativa é de pelo menos 280 candidatos a vereança.

Votação das eleições 2020

De acordo com as datas previstas pelo TSE, o dia das eleições terá seu início previsto para o primeiro domingo de Outubro, sendo assim em 06 de Outubro para a realização assim do primeiro turno onde serão definidos os Vereadores e os Prefeitos. Caso o Prefeito das respectivas cidades não atinja os 50% + 1 voto esse deverá concorrer ao segundo turno. Em Marília, por volta das 19:00 horas já será possível se conhecer o Prefeito que administrará a cidade à partir de 2021.

A votação do segundo turno está prevista para acontecer em 27 de Outubro, apenas com a disputa entre os dois prefeitos mais bem votados na primeira eleição 2020. Aquele que alcançar o percentual dos 50%+1 voto será eleito no primeiro turno.

A apuração dos votos será em cada região, onde o eleitor ficará ciente de quem será seu representante, como também, vai ver a posse deles a partir do primeiro de Janeiro do ano seguinte.

As eleições 2020 será mais uma eleição chamada de show da democracia, onde o candidato escolhido foi mediante ao voto dado pelo eleitor brasileiro nas urnas. As eleições para 2020 será apenas para os cargos de Vereador, Prefeitos e Vice-prefeitos nos municípios de todo o Brasil.

Data das Eleições 2020

Dia das Eleições: O 1º turno ocorrerá no dia 6 de outubro e o 2º turno no dia 27 de outubro de 2020 (datas previstas)

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.