Integrantes da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) ocuparam neste sábado (16) três fazendas no Pontal do Paranapanema, na região de Presidente Prudente, no extremo oeste do Estado de São Paulo.

De acordo com as informações fornecidas pelo movimento social, cerca de 300 famílias participaram das ações e montaram acampamentos com barracos nas fazendas Santa Rita, em Mirante do Paranapanema, Santa Mônica, Rosana e São Domingos, em Sandovalina.

A FNL reivindica a destinação das áreas para a reforma agrária e a criação de assentamentos de trabalhadores rurais sem-terra.

“Estamos aqui, armando os barracos, ajeitando as suas estruturas, acredito que vai ficar muito bom. Estamos aqui, mais uma luta, eu acho que sem luta nada se constrói. Isso aqui é a verdadeira luta dos lutadores que lutam por terra, depois de muitos e muitos anos aqui no Pontal do Paranapanema. Hoje nós retomamos a luta”, disse o dirigente nacional da FNL, Luciano de Lima.

“Isso é uma grande vitória da FNL. Vamos firmes. Vivam os lutadores! Viva a reforma agrária! Viva o Brasil! Só assim nós vamos fazer essa transformação. Isso é vitorioso, é gratificante para os lutadores”, complementou.

No início de outubro, a FNL entregou à Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) um documento, assinado por 2.214 pessoas, com as reinvindicações de 10 acampamentos instalados no Pontal do Paranapanema. Segundo o movimento social, as famílias que aguardam a regulamentação fundiária de terras públicas também demandam que o governo paulista se posicione neste impasse, a fim de que a reforma agrária seja realizada de acordo com uma lei estadual de 1985.

Em nota à TV Fronteira, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo informou que, por meio da sua Assessoria de Mediação de Conflitos, está ciente das ocupações e acompanha os casos.

TV Fronteira também solicitou posicionamento ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre o assunto, mas até o momento desta publicação não houve resposta.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.