O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.

→ Quando o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado?

Em1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente.A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.

Nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.

→ Por que o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante?

Espera-se que, com o Dia Mundial do Meio Ambiente, a sociedade obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. Também tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos nossos recursos e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento sustentável.

Para que a conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido amplamente ao redor do mundo. São realizadas campanhas que mobilizam não apenas o cidadão comum, como também governantes e empresas.

→ Como eu posso ajudar o meio ambiente?

Apesar de parecer uma tarefa difícil, o meio ambiente pode ser ajudado com medidas individuais bastante simples. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras. Veja a seguir algumas dicas importantes para preservar o meio ambiente:

  • Economize água e energia;
  • Não compre animais silvestres sem autorização;
  • Evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário;
  • Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
  • Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
  • Reaproveite e recicle;
  • Não desperdice alimentos.

Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.”
(Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente)

10°Grupamento de Bombeiros de Marília, atua diariamente em ações de proteção e preservação do Meio Ambiente.

Décimo Grupamento De Bombeiros - Página inicial | Facebook

O Corpo de Bombeiros representado na nossa região pelo 10°Grupamento de Bombeiros, sediado em Marília é uma das instituições que, com seu trabalho, atua em ações de proteção e preservação do Meio Ambiente.
Essa atuação na defesa ambiental é uma das missões da instituição e nesse dia 05 de Junho “DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE” aproveitou para lembrar da necessidade constante de cuidados com o nosso planeta.

A exemplo de todo o Estado de São Paulo, aconteceram ações de Educação Pública por meio de simulados, palestras, distribuição de material educativo, bloqueios de trânsito em parceria com unidades territoriais de Polícia Ambiental, entrevistas em meios de comunicação, orientação ao público em locais com grande circulação de pessoas, como terminais rodoviários, estações de metrô, praças públicas e também palestras em diversos órgãos públicos e privados.

Bombeiros de Marília viajam para ajudar no resgate das vítimas do temporal  na Baixada Santista | Bauru e Marília | G1

Tudo com o objetivo de educar, capacitar ou produzir mudanças de comportamento a fim de conscientizar a população sobre a Semana
Nacional do Meio Ambiente, tendo como objetivo a conscientização das pessoas e organizações da necessidade crescente da proteção ao meio ambiente levando em consideração a importância da preservação da nossa Fauna e Flora, com foco na prevenção de incêndios em cobertura vegetal e o perigo da soltura de balões.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.