Comprar é muito bom né?

Fazer alguma dívida e não conseguir pagar já é a realidade de muitos brasileiros, ainda mais com essa pandemia do coronavírus? Juliana Mendonça, planejadora financeira, relata que sabe bem o que é se atolar em dívidas, débitos acumulados em várias despesas diferentes: cheque especial, cartão de crédito, cheques e financiamentos. Mas para ela, existe solução e, por isso, relata quatro lições para sair da dívida. Veja

Gastar dinheiro é bom

Não dá para mentir que gastar dinheiro traz satisfação. Não é por acaso que gastamos tanto com compras por impulso, com coisas desnecessárias. O grande problema é que essa satisfação é passageira, e logo a conta chega.
É preciso se conscientizar para, de fato, cuidar das finanças fica mais fácil manter o foco.Se você passa os dias aflito por causa do seu dinheiro, saiba que existe solução e pode ser mais fácil do que parece.

Não existe melhora sem objetivo

A maioria das pessoas desiste de cuidar das finanças porque não tem objetivos, não tem uma meta clara para alcançar. “Coloquei na minha cabeça que iria acabar com minha dívida o mais rápido possível, sempre focando em uma dívida de cada vez. Comecei com as menores, colocava um prazo para pagá-las e comemorava todas as vezes que diminuía meus débitos”, disse Juliana. Ela ressalta “Se você tem dívidas, é importante colocar todas elas no papel, detalhando o quanto falta para serem pagas e quanto tempo vai demorar para terminá-las. Assim, é possível criar uma meta imediatamente e, com o passar do tempo, quando vê que as dívidas diminuem, fica cada vez mais motivado para continuar no objetivo”.

Cuidar das finanças não é difícil

Tudo de que você precisa para começar a cuidar do seu dinheiro, segundo Juliana Mendonça, é conhecer a matemática básica. “Não é necessário ter nenhuma outra habilidade para ter sucesso nas finanças. Somando todos os seus gastos e diminuí-los do valor que você ganha você já fez seu planejamento financeiro. A partir daí, só precisa ajustar suas contas para que não falte mais dinheiro no seu mês. Comece diminuindo as contas fixas, como telefone, água, eletricidade”, explica. Segundo Juliana, após isso, diminua os custos variáveis, como lazer e compras de final de semana. Pode parecer complicado fazer o planejamento financeiro inicialmente, mas depois que você fez o seu primeiro, os próximos serão muito mais fáceis.

Tenha sempre um plano para ganhar mais

Um dos segredos para conseguir sair do vermelho é renda extra. Como a realidade não é para todos, Juliana Mendonça explica que todas as oportunidades que surgiam para ganhar mais dinheiro além do meu salário são importantes. “Não importa fazer hora extra no meu trabalho, ou vender doces para conhecidos, é preciso criar uma forma de ganhar mais. Além disso, sempre que possível, investir em cursos para qualificação profissional. A meta é aumentar a renda em pelo menos 10% todos os meses. Fazer isso, além de tirar das dívidas, faz com que qualquer pessoa se torne investidora de sucesso”.

Invista e planeje-se!
Gastar é bom, mas deixar as dívidas em dia para dormir profundamente é melhor ainda. Fica a dica.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.