Levando-se em consideração os números que o ministério da saúde tem como parâmetro para definir uma epidemia, ou seja, a taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, que é de 115,9 casos/100 mil habitantes, pode se entender que a cidade de Marília está adentrando no quadro neste semana, o que requer trabalho dobrado por parte da administração e da população.

Na ultima sexta-feira (12), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde divulgou o boletim epidemiológico semanal, com atualização das informações sobre dengue na cidade.

Até a data da divulgação, (12) foram notificados em Marília 1.559 casos suspeitos de dengue, dos quais 851 já estão descartados. São 345 confirmações autóctones (contraída no próprio município) e 12 casos importados. Outros 362 casos estão sob análise e pelo percentual que acompanha os laudos pelo menos quase uma centena de novos casos poderão ser anunciados deflagrando assim o estado epidêmico.

É sempre bom lembrar que estamos em um corredor de 170 kilometros com altos números sendo registrados a cada dia. Na cidade de Bauru, neste ano de 2019, já contabilizou 10.194 casos autóctones e 13 casos importados, totalizando 10.207 casos de dengue, com 12 óbitos confirmados pelo agravo, isto de acordo com o ultimo informe ocorrido há 06 dias atrás. 

Já na Estância Turística de Tupã a situação parece também estar totalmente fora de controle. O maior número de casos está no centro da cidade, sendo que é uma área de alta densidade demográfica, com poucos terrenos baldios. 

A epidemia de dengue está aumentando dia após dia, sendo que a última atualização, divulgava que são 777 casos confirmados como positivos e 830 casos que esperam confirmação. 

Em Marília, algumas ações educativas estão sendo realizadas em escolas, no entanto, são insuficientes pois, a quantidade de terrenos baldios e lixo acumulado acaba contribuindo de uma forma altamente benéfica para a proliferação do mosquito.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.