A noticia estourou com uma verdadeira bomba na manhã desta terça feira (20) nos bastidores da politica mariliense e principalmente entre os servidores públicos municipais. Segundo as informações, houve um caso gravíssimo envolvendo a EMDURB de Marília

Servidores que atuam como agentes de trânsito na Emdurb (Empresa de Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) denunciaram ao MPT (Ministério Público do Trabalho) a ocorrência de assédio moral, coação e perseguição no órgão. Após receber a denúncia o MPT enviou ofício ao Sindimmar (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília), para que fosse feita a representação por meio da entidade sindical.

Assembleia geral foi realizada na noite de ontem segunda-feira (19), com agentes da Emdurb, que confirmaram as denúncias e definiram as ações que serão adotadas para resolver esse problema e outras questões, inclusive trabalhistas. Os trabalhadores confirmaram a prática de assédio moral e coação, inclusive com a contratação de um servidor acusado de perseguição, que atuou na empresa pública em 2010.

O assédio moral teria ocorrido na ocasião em que houve a apreensão de motos pela Justiça. Um vídeo circulou nas redes sociais e grupos de aplicativo de celular, mostrando o recolhimento dos veículos. A partir disso, alguns agentes foram chamados para uma reunião na Emdurb, onde foram obrigados a entregar os celulares particulares, para verificação da existência ou produção do vídeo.

“A reunião teve até uma ata, que foi lavrada por uma representante do jurídico. Diante do ocorrido, foi solicitada essa ata e os demais registros da reunião, mas eles alegam que não existe ata alguma”, apontou um servidor.

Em outro caso de coação, a direção da Emdurb teria demitido servidores que não concordavam com as práticas da diretoria. “Ninguém pode ser sumariamente demitido, pois todos são concursados. A eventual exoneração só pode ocorrer após uma sindicância ou processo administrativo”, esclareceu o departamento jurídico do Sindimmar.

Diante da situação, os agentes decidiram em assembleia que vão levar os problemas ao prefeito Daniel Alonso (PSDB), para que ele tenha conhecimento e tome as providências para acabar com os problemas na Emdurb. “Caso não haja uma atitude por parte da administração, os agentes podem entrar em greve como forma de exigir uma medida efetiva em relação a estes casos”, esclareceu o presidente do Sindimmar, José Paulino.

Paulino destacou ainda que a Emdurb tenta desqualificar o sindicato, afirmando que ele não representa os trabalhadores. “A representatividade é reconhecida a partir do momento em que o Ministério Público do Trabalho determina que o Sindimmar atenda os servidores nesta demanda”, pontuou Paulino.

Outra demanda apontada pelos agentes diz respeito a vacinação contra a covid-19, que foi solicitada à Secretaria Municipal da Saúde, mas não houve articulação pela administração. “Nós consultamos o Governo do Estado, para saber se os agentes poderiam ser incluídos, assim como os profissionais da Segurança Pública e houve o sinal verde. Entretanto, a administração não atendeu a nossa solicitação e os agentes municipais ficaram fora da vacinação”, destacaram os agentes.

Os trabalhadores reivindicam também a solução de questões envolvendo adicional de periculosidade, insalubridade e horas extras. Sindimmar deve protocolar na próxima quinta-feira um oficio solicitando a reunião com o prefeito.

O OUTRO LADO: “Desconheço o fato”.

Emdurb anuncia concurso para 20 novos agentes • Marília Notícia

A resposta foi imediata por parte do atual diretor presidente da EMDURB; “Isso não é verídico, nunca existiu” – reagiu o advogado Valdeci Fogaça à acusação de que agentes de trânsito da Emdurb teriam relatado ‘assédio moral, coação e perseguição’ na empresa municipal de mobilidade urbana.

O presidente Dr. Valdeci foi categórico: “Desconheço o que estão falando”. As denúncias, porém, foram feitas ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que oficiou o sindicato dos servidores municipais (Sindimmar) para representar sobre os fatos. Não percam os próximos capítulos deste emocionante novela. Seu próximo capítulo ocorre na quinta feira.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.