A partir desta edição, esta página do Jornal do Ônibus que tradicionalmente é dedicada a assuntos relacionados à saúde e bem-estar passa a ser realizada em parceria com o Espaço Viver Bem da Unimed Marília. Esta parceria não muda o foco do nosso jornalismo, mas o enriquece, considerando que a equipe da Unimed é especializada em saúde e estará a cada edição tratando de temas de interesse comum aos nossos objetivos de uma forma especializada.


Para Edgar Orlandini, coordenador do Espaço Viver Bem, é uma parceria importante que vem ao encontro da preocupação da Unimed com a saúde das pessoas, cuidando principalmente da prevenção.
“O Espaço Viver Bem foi reformulado em 2018, substituindo o antigo NAS – Núcleo de Atenção à Saúde, e surgiu justamente com a nossa proposta de ser muito mais que um plano de saúde, mas um projeto de vida saudável. Este é um espaço onde são desenvolvidas atividades de prevenção. Nosso plano é cuidar da saúde da pessoa para que ela viva melhor e mais feliz, e quando necessário, cuidamos dela nos momentos de doença também”, destacou Orlandini.
Em um amplo espaço planejado para as ações desenvolvidas, o Espaço Viver Bem presta atendimento para beneficiários de todas as idades, com profissionais altamente capacitados. “Oferecemos programas para emagrecimento saudável voltado para o público infantil e adulto, que têm características e necessidades nutricionais diferentes, demandando atendimentos distintos. Também são disponibilizados para os beneficiários programas para o controle e monitoramento da hipertensão e do diabetes, além do Viver Bem Sem Tabagismo, no qual o participante recebe atendimento médico e multidisciplinar para abandonar o cigarro”. A Unimed não se preocupa só quando a pessoa fica doente, mas investe na prevenção, minimizando a possibilidade de adoecimento, com a responsabilidade de ser um plano de saúde, e não de doença” acrescentou Orlandini.


Sobre as estatísticas divulgadas pelos institutos oficias que apontam um envelhecimento da população, Edgar destacou a preocupação da Unimed e o trabalho específico com esse público. “Há 18 anos nós oferecemos o programa Caminhar com Saúde, focado nos beneficiários acima de 60 anos, que praticam exercícios físicos sob supervisão de profissional especialista e desenvolvem atividades relacionadas ao convívio social, base de uma maturidade equilibrada e feliz. É incrível, mas 95% deles quando participam do Caminhar com Saúde melhoram em todos os aspectos” frisou o coordenador.
As práticas da Unimed vêm ao encontro da tendência mundial e das diretrizes da Organização Mundial de Saúde no que diz respeito à prevenção e, por esta razão o Espaço Viver Bem recebeu esta atenção especial. São 8 programas desenvolvidos atualmente: Caminhar com Saúde, Combate ao Tabagismo, Emagrecer Saudável, Crescer Saudável, Controle do Diabetes, Controle da Hipertensão, Prevenção à Quedas e Grupo de Orientação à Gestantes. Os programas são realizados em módulos e nesse mês (dia 20) terá início o Grupo de Orientação à Gestantes, ainda com inscrições abertas.


O Espaço Viver Bem é supervisionado pelo Dr. Ivan de Melo Araujo e conta ainda com uma equipe multidisciplinar com médicos, educadores físicos, psicólogas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiras, técnicas e demais profissionais que reavaliam periodicamente as etapas e todo trabalho realizado junto aos participantes dos programas. Podem participar todos os beneficiários da Unimed Marília e para Unimeds de outras cidades, mediante autorização da Unimed de origem.
O Espaço Viver Bem fica na Rua Cel. José Brás, 1087. Tel.: 2105-8191

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.